
O acúmulo de minerais presentes na água, combinado à poeira e sujeira do dia a dia, é uma das principais causas da obstrução dos furos do chuveiro.
A consequência mais comum é a queda na pressão da água, que compromete a qualidade do banho e, muitas vezes, leva o consumidor a pensar em trocar o equipamento antes do necessário.
Porém, segundo recomendação de Adriana Saeka, a higienização correta e frequente do chuveiro pode acabar com esse problema, sem a necessidade de adquirir um novo.
De acordo com ela, a limpeza pode ser feita de três maneiras, variando de acordo com o grau de entupimento, e deve ser realizada com os devidos cuidados de segurança, principalmente no caso de aparelhos elétricos.
Antes de qualquer procedimento, é fundamental desligar o disjuntor do chuveiro. A medida previne acidentes e é obrigatória mesmo para limpezas superficiais. “Mesmo se a limpeza for apenas externa, é importante que a energia seja desligada para evitar um choque elétrico, que pode ser muito grave”, alerta Adriana
Além disso, a especialista enfatiza os cuidados ao utilizar algum objeto para alcançar o bocal do chuveiro, evitando forçar o cano ou causar danos estruturais. “Também é mais seguro usar uma escada do que se esticar para alcançar o chuveiro. Você pode causar danos no cano se forçá-lo para baixo para tentar compensar a falta de altura”, disse.
Conteúdos relacionados:
- Cinco passos simples para limpar o bebedouro corretamente
- Como remover manchas de suor e desodorante das roupas
- Veja como transformar rolhas em decoração e utensílios para casa
Confira como limpar o chuveiro:
Limpeza leve
Indicada para o dia a dia, basta utilizar uma mistura de água com cloro ou água sanitária em um borrifador. O produto deve ser aplicado diretamente no bocal, deixado agir por alguns minutos e, em seguida, eliminado ao ligar o chuveiro.
Limpeza intermediária
Quando o fluxo começa a diminuir e os jatos se tornam tortos, é necessário intensificar a higienização do chuveiro. A mistura de limpeza deve ser colocada em um saco plástico grande o suficiente para envolver o bocal.
Após prender o saco com fita adesiva ou barbante, o produto deve agir por cerca de duas horas. Em seguida, o chuveiro deve ser aberto para remover os resíduos. O uso de uma escova ajuda a melhorar o resultado.
Limpeza profunda
Nos casos em que o chuveiro está com quase todos os esguichos entupidos, é necessário desmontar o bocal. A peça deve ser submersa por 20 minutos em uma solução com detergente à base de amoníaco, produto que é indicado para sujeiras que estão mais impregnadas.
Após a imersão, a escovação com escova de dente remove o restante dos resíduos. Além disso, é importante que a peça seja bem enxaguada antes de ser coloca novamente na parede.
Com qual frequência se deve limpar o chuveiro?
A especialista recomenda que a limpeza completa seja feita a cada três meses. No entanto, limpezas rápidas durante a faxina semanal do banheiro já ajudam a manter o bom funcionamento do equipamento e a prolongar a vida útil dele.
Quer mais notícias de curiosidades? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Cuidados com materiais metálicos
Chuveiros de inox ou metal exigem produtos e métodos específicos. A limpeza deve ser feita com sabão neutro, água e pano de microfibra ou esponja macia. Materiais abrasivos ou esponjas de aço devem ser evitados para não comprometer a integridade da superfície do objeto.
“Para limpá-lo você vai usar apenas um pano de microfibra ou esponja macia, água e sabão neutro, seguindo os passos descritos anteriormente, de acordo com o grau de sujidade”, disse a especialista.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar