plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS?

Quem construiu as pirâmides do Egito? Novas inscrições explicam o mistério

Novas inscrições em câmaras estreitas derrubam a teoria de que as pirâmides teriam sido construídas por milhares de escravos

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Quem construiu as pirâmides do Egito? Novas inscrições explicam o mistério camera Escrituras foram achadas em áreas praticamente inacessíveis com ajuda de tecnologias de imagem | (Phillip Wang/Unsplash)

Arqueólogos egípcios fizeram uma descoberta significativa dentro da Grande Pirâmide de Gizé, no Egito: novas inscrições que confirmam a identidade dos verdadeiros construtores do monumento e desmentem a antiga teoria de que a pirâmide teria sido erguida por milhares de escravos.

A equipe, liderada pelo renomado egiptólogo Dr. Zahi Hawass, utilizou tecnologia de imagem avançada para acessar câmaras estreitas situadas acima da chamada Câmara do Rei.

Conteúdo relacionado

Nessas áreas quase inacessíveis, foram identificados grafites e marcas deixadas por trabalhadores, datados de cerca de 4.500 anos. Segundo os pesquisadores, as inscrições indicam que a construção foi realizada por equipes de trabalhadores qualificados, organizados, remunerados e bem alimentados.

“Se fossem escravos, não teriam sido enterrados à sombra das pirâmides com túmulos preparados para a eternidade”, afirmou Hawass em entrevista ao podcast Limitless.

Cidade planejada e túmulos reforçam nova narrativa

As evidências apontam que esses trabalhadores viviam em uma cidade planejada ao leste da pirâmide, onde escavações revelaram estruturas como padarias, áreas de armazenamento de peixes, quartéis e restos de animais como vacas e cabras. A dieta encontrada era robusta e suficiente para alimentar até 10 mil pessoas por dia.

Além disso, túmulos descobertos ao sul da pirâmide, contendo ferramentas, estátuas e inscrições como “supervisor da lateral da pirâmide”, reforçam o alto status social dos operários envolvidos na obra.

Os pesquisadores também encontraram evidências sobre a técnica de construção da pirâmide. Fragmentos de uma rampa de entulho e lama, que ligava o monumento a uma pedreira de calcário localizada a cerca de 300 metros, foram localizados durante escavações recentes. A estrutura pode ter sido usada para transportar os blocos de pedra até o topo da pirâmide.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Nova expedição vai explorar possível câmara oculta

Paralelamente, uma nova expedição arqueológica está sendo preparada para investigar o chamado "Grande Vazio" — uma cavidade de 30 metros de comprimento descoberta em 2017 acima da Grande Galeria. A pesquisa, também liderada por Hawass e financiada pelo podcaster Matt Beall, pretende usar um robô miniaturizado para explorar a área no início de 2026.

Os arqueólogos acreditam que o espaço possa esconder câmaras ainda desconhecidas — possivelmente até o túmulo perdido do faraó Quéops (ou Khufu), responsável pela construção da pirâmide, considerada uma das maiores maravilhas arquitetônicas da história da humanidade.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias