plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MAIOR CÁPSULA DO MUNDO

'Cápsula do Tempo' gigante é aberta e conteúdo surpreende

Mais de 5 mil itens, incluindo carro e gravações de família, foram desenterrados em Nebraska quase 50 anos depois

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia 'Cápsula do Tempo' gigante é aberta e conteúdo surpreende camera Uma das relíquias encontradas na capsula | X/WRCPAST

O tempo pode apagar memórias, mas também pode protegê-las. Foi com esse espírito que moradores de Seward, no estado americano de Nebraska, se reuniram, na última sexta-feira (4), para testemunhar a abertura de uma das maiores cápsulas do tempo já registradas. Selada em 1977 por Harold Davisson, a estrutura abrigava um verdadeiro tesouro da década de 70, de objetos pessoais a veículos inteiros.

A cápsula, construída no subsolo de uma espécie de garagem, foi idealizada por Harold com o objetivo de deixar lembranças vivas para seus netos e futuras gerações.

Conteúdo Relacionado

A iniciativa, vista inicialmente com ceticismo até mesmo pela família, chegou a ser reconhecida pelo Guinness como a maior cápsula do tempo do mundo. Anos depois, ao perder o título, o criador ainda construiu uma pirâmide sobre a estrutura para atrair visitantes e manter o legado visível.

Quase cinco décadas depois, a cápsula foi reaberta com a ajuda de guindaste e equipe especializada. Entre os itens resgatados estavam um Chevrolet Vega, fabricado entre 1970 e 1977, uma moto Kawasaki antiga, móveis, roupas, álbuns de fotos, convites de casamento, gravações em áudio e cerca de 5 mil objetos no total, muitos deles doados por famílias locais na época da montagem.

A filha do idealizador, Trish Davisson Johnson, contou que o pai era um entusiasta da vida e fazia tudo em grande escala: “Ele queria que os netos soubessem como era a vida em 1975. Meu pai era assim, tudo tinha que ser marcante”, disse à NBC News.

A emoção tomou conta de muitos dos presentes, especialmente daqueles que reencontraram vestígios de familiares falecidos. Uma mulher se emocionou ao recuperar uma fita com as vozes de seus pais: “Foi muito especial ouvir novamente”, declarou.

Quer saber mais de mundo? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Apesar da umidade e do tempo, boa parte do conteúdo sobreviveu bem. De acordo com os organizadores, cerca de 80% dos objetos estavam em bom estado graças à proteção plástica, mas o restante sofreu com o mofo, especialmente materiais de papel e papelão.

Veja mais:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias