
Cada vez mais comuns, as chamadas silenciosas de números desconhecidos, que caem logo após serem atendidas ou permanecem mudas, têm despertado atenção de especialistas em segurança digital. Isso porque, a maioria delas fazem parte de um esquema conhecido como “ghost calls”, usado por golpistas para validar linhas telefônicas ativas.
Conteúdos relacionados:
- Orkut retornará em 2025 com foco em privacidade e conexões
- As senhas mais comuns de 2025 e por que você não deve usá-las
- Novas regras do Pix começam a valer para evitar fraudes
O que são “Ghost Calls”?
Conhecidas como chamadas fantasmas, essas ligações geralmente são feitas por sistemas automáticos operados por golpistas. O objetivo é descobrir se o número discado está ativo. Para isso, basta que a pessoa atenda, mesmo sem dizer nada, e o sistema identifica automaticamente o número como “vivo” e o inclua numa lista de potenciais vítimas.
A partir disso, o caminho fica aberto para abordagens mais elaboradas, como: ligações falsas em nome de bancos, operadoras ou até parentes, tudo com o objetivo de roubar dados pessoais e bancários.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Como se proteger de chamadas fantasmas?
Especialistas em segurança digital orientam as pessoas a não atenderem chamadas de números desconhecidos. Se for importante, a pessoa ligará novamente, enviará mensagem ou deixará um recado.
Caso atenda e a ligação esteja muda, o recomendável é desligar imediatamente. Também deve ser evitado dizer “alô” ou qualquer outra coisa. Outra medida importante é bloquear números suspeitos e denunciar à Anatel ou a órgãos de defesa do consumidor.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar