
A nostalgia dos tempos de "scraps", depoimentos e comunidades está ganhando a internet. Uma nova 'trend' que recria o visual clássico do Orkut viralizou nas redes sociais e tem movimentado a web desde que surgiram rumores sobre um possível retorno da plataforma ainda em 2025.
A brincadeira consiste em montar perfis com o antigo layout do Orkut, incluindo lista de amigos, comunidades favoritas e até os famosos recados. A moda pegou tanto que até políticos aderiram, entre eles: Washington Reis, ex-secretário de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro; Mauro Mendes, governador de Mato Grosso; e Helder Barbalho, governador do Pará, publicaram as versões personalizadas da antiga rede.
A trend do Orkut começou no X (antigo Twitter) e se espalhou rapidamente para outras plataformas como o Instagram, sendo motivada pela nostalgia e criatividade dos internautas.
Conteúdos relacionados:
- Morango do amor viraliza e dá dinheiro: veja como fazer a receita em casa
- Helder Barbalho comenta a volta do Orkut
- Como descobrir quem parou de me seguir no Instagram?
Aprenda a fazer o “perfil do Orkut” com a trend:
1. Baixe uma imagem-base
Escolha e salve uma montagem de outro usuário que já participou da trend. Pode ser do X ou do Instagram, utilizando sites como o Snapinsta para download.

2. Acesse o Canva
Entre na plataforma www.canva.com e clique em “Criar”, no canto superior esquerdo.

3. Faça upload da imagem
Envie a imagem salva para o Canva e selecione “Usar em um design novo”. Depois, vá em “Tamanho personalizado” e clique em “Criar novo design”.


Quer ver mais notícias de curiosidades e outros assuntos? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
4. Personalize com molduras e ícones
No menu “Elementos”, pesquise por “Molduras”. Escolha os formatos que substituam os ícones da imagem original e arraste suas próprias fotos para completar.


5. Edite os textos
Para substituir nomes e descrições, busque por “papel branco” nos elementos, cubra os textos e escreva por cima com a fonte da preferência.

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar