
Arroz com feijão passou a ser conhecido como mais do que um clássico brasileiro e se tornou herança cultural e símbolo de afeto. Presente diariamente na mesa de muitos brasileiros, o feijão é um alimento democrático que pode ser usado em preparos simples ou mais elaborados, sem perder o valor nutricional.
Além do sabor característico, o grão é fonte de fibras, proteínas e tem baixo índice glicêmico. Segundo especialista de alimentação saudável, ele contribui também para uma digestão mais eficiente, prolonga a saciedade e auxilia no controle do colesterol e do apetite. Ou seja, o feijão não é apenas tradicional, ele é funcional.
Conteúdos relacionados:
- Alimento está congelado? Aprenda a descongelar rápido e seguro
- Lavar o frango antes do preparo pode fazer muito mal à saúde
- Conheça alimentos surpreendentes que podem causar overdoses
Conheça os tipos de feijão mais consumidos no Brasil
Estima-se que existam mais de 40 mil variedades de feijão no mundo. No Brasil, algumas espécies ganharam um espaço especial no cardápio. Entre eles:
Feijão carioca
O mais presente nas casas brasileiras, o feijão carioca é fácil de ser reconhecido pelos grãos bege com listras marrons. Ele cozinha rapidamente, rende um caldo encorpado e é a escolha ideal para acompanhar o arroz branco, carnes grelhadas, frango ensopado e até peixe.
Além disso, ele também se destaca por conter cobre, molibdênio e fitonutrientes, que auxiliam na prevenção de doenças e no bom funcionamento intestinal.
Feijão Preto
Muito popular no Sudeste e Sul, o feijão preto é o protagonista da tradicional feijoada e ganha espaço também em pratos como chilli e acompanhamentos com arroz e farofa.
Com um sabor intenso, ele oferece alto teor de ferro, magnésio, ácido fólico e até pequenas doses de ômega 3, substância que contribui para a saúde cardiovascular.
Feijão Branco
Com sabor mais delicado e grãos alongados, o feijão branco pode ser a escolha perfeita para receitas como sopas, saladas e o clássico cassoulet. Ele é uma boa fonte de antioxidantes e de faseolamina, substância que auxilia no controle do peso.
Além disso, o feijão branco contém zinco, cálcio, magnésio e ferro. O consumo dele ajuda a fortalecer a imunidade e retarda o envelhecimento celular.]
Quer mais notícias de Curiosidades e outros assuntos? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Feijão Vermelho
Com uma coloração intensa e grãos maiores, o feijão vermelho é ideal para saladas frias e pratos com carnes vermelhas. Rico em vitamina K, ele contribui para a proteção do sistema nervoso e combate aos radicais livres.
Além disso, ele também oferece alta concentração de fibras, o que ajuda na saciedade e na prevenção de problemas como enxaqueca e cálculos renais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar