
Quem nunca tirou aquele cochilo no ônibus após um dia cansativo ou esperando a hora de um vôo no aeroporto? Com a correria do dia-a-dia, dormir um pouco, em qualquer lugar, ajuda na regulação emocional do corpo.
A busca por soluções inovadoras para lidar com a privação de sono ganhou um novo aliado vindo do Japão. A marca Konel lançou o ZZZN Sleep Apparel System, um traje tecnológico que combina moda, conforto e recursos inteligentes para melhorar a qualidade do descanso e dos cochilos ao longo do dia. A novidade promete agradar tanto quem costuma tirar sonecas a qualquer hora quanto aqueles que enfrentam dificuldades para adormecer.
Inspirado no yogi, tradicional quimono acolchoado japonês usado para dormir, o vestuário foi repaginado com foco no design contemporâneo, portabilidade e apelo visual. Com modelagem ampla, estilo minimalista e o forro em fibra tecnológica, o traje foi pensando para garantir conforto e ajudar no relaxamento por meio da retenção do calor corporal, aproximando a peça da moda urbana funcional.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Como dormir melhor e cair no sono mais rápido
- Distúrbios do sono: como identificar e tratar com saúde
A roupa funciona sincronizado com um anel inteligente que coleta dados biométricos do usuário, como batimentos cardíacos e níveis de estresse. Essas informações são usadas para ajustar automaticamente iluminação e trilhas sonoras ambiente: luz vermelha é utilizada para induzir o sono profundo, enquanto a azul favorece um despertar mais leve. Já o som varia conforme o estado emocional da pessoa, promovendo relaxamento ou uma transição suave para a vigília.
A iniciativa da Konel acompanha uma tendência crescente da indústria da moda de incorporar tecnologias voltadas ao bem-estar. Segundo um levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Japão tem a menor média de horas de sono entre os 33 países desenvolvidos analisados. Diante desse cenário, a marca decidiu investir em uma solução que alia design e saúde para melhorar a qualidade de vida dos consumidores.
Qualidade do sono e dos cochilos curtos
O sono é fundamental para o bom funcionamento do organismo, influenciando diretamente a saúde física, mental e emocional. Dormir bem fortalece o sistema imunológico, regula os hormônios, melhora o humor e contribui para a reparação celular. Além disso, durante o sono profundo, o cérebro processa e consolida memórias, o que é essencial para a aprendizagem e o desempenho cognitivo.
Cochilos curtos, de até 15 minutos, também oferecem benefícios significativos, especialmente para quem não consegue manter uma rotina noturna de sono adequada. Esses breves períodos de descanso podem melhorar a atenção, a produtividade e o tempo de reação, sem causar a sonolência residual que cochilos mais longos costumam provocar. Por isso, são ideais para dar um “reset” rápido no meio do dia.
Outro ponto positivo dos cochilos rápidos é o alívio do estresse. A pausa no ritmo acelerado do cotidiano ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, promovendo sensação de bem-estar e mais clareza mental. Em ambientes corporativos, por exemplo, já é comum a criação de espaços específicos para sonecas curtas, com o objetivo de melhorar o rendimento dos colaboradores.
Quer mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp
Estudos também indicam que o cochilo breve pode beneficiar a saúde cardiovascular. Pesquisas mostram que pessoas que tiram sonecas curtas de forma regular apresentam menor risco de pressão alta e doenças cardíacas. Isso ocorre porque o relaxamento do corpo durante o cochilo ajuda a reduzir a pressão arterial e o ritmo cardíaco.
Assim, dormir o suficiente ajuda a manter o equilíbrio do humor e a lidar melhor com situações de estresse ou frustração. Já os cochilos curtos podem oferecer uma pausa mental necessária em dias sobrecarregados, ajudando a restaurar a calma e a concentração para o restante das atividades.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar