
No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto e costuma ser celebrado dias antes com homenagens dos filhos nas escolas, presentes, reuniões em família e outras.
Este ano, a data será celebrada no próximo domingo (10) e com isso, surgem dúvidas e até curiosidades acerca de como e quando a mesma surgiu.
Como a data surgiu no Brasil?
No Brasil, a data surgiu no ano de 1953 e nem sempre foi celebrada no segundo domingo de agosto, como hoje é convencionada. A ideia original do "Dia do Papai" foi de Sylvio Bhering, que na época era diretor do jornal “O Globo” e da Rádio Globo no Rio.
O jornal veiculou a primeira menção à data em 1º de junho de 1953, para avisar que tinha uma nova data comemorativa para os pais, atendendo "aos pedidos dos leitores" que queriam uma festa similar ao Dia das Mães.
O dia escolhido foi 16 de agosto, que coincidia com o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e considerado pela igreja católica como patriarca da família.
No dia 15 de agosto o jornal veiculou em destaque na sua capa a saudação aos pais, com a mensagem de que “pela primeira vez os filhos, no enternecido reconhecimento que devem a quem lhes consagra energias e desvelos, preocupações e esperanças, manifestando aos pais toda a extensão do seu amor. Será a primeira vez e não será a última”. A partir desse momento, a data "pegou" e passou a ser celebrada em todo o país, se firmando no segundo domingo de agosto.
Quer mais notícias sobre Curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp
VEJA
E em outros países?
A origem do Dia dos Pais remonta a mais de 4 mil anos, na antiga Babilônia. Conta-se que Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria feito um cartão de argila para homenagear o pai.
Na tradição cristã, a data também está ligada ao Dia de São José, celebrado em 19 de março. São José é considerado um exemplo de pai e figura de referência na paternidade.
Em países como Itália, Espanha e Portugal, o Dia dos Pais é comemorado justamente no dia de São José. Já em nações como Estados Unidos, França e Chile, a celebração ocorre no terceiro domingo de junho. Na Alemanha, a data é lembrada 39 dias após a Páscoa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar