
Com um olhar sensível e diferenciado, fotógrafos profissionais têm o poder de capturar momentos únicos, como fez a bióloga e fotógrafa brasileira Marcia Riederer, vencedora da categoria Belas Artes no concurso internacional Ocean Photographer of the Year 2025.
A imagem premiada foi registrada durante uma expedição na Grande Barreira de Corais, na Austrália, onde Marcia vive desde 2008. Nela, uma baleia-minke-anã (Balaenoptera acutorostrata) faz contato visual direto com a fotógrafa. “Gosto muito dessa foto por causa do olhar. A baleia está olhando para mim enquanto eu olho para ela”, contou em entrevista ao Conexão Planeta.
Durante quatro dias de mergulhos controlados (os fotógrafos precisam se manter presos a uma corda atrás do barco), Marcia interagiu com mais de 40 baleias. “Tivemos momentos com até oito baleias ao nosso redor. Foi maravilhoso”, relembra.
A imagem premiada é em preto e branco, uma escolha consciente da fotógrafa para destacar a textura do corpo do animal e remover distrações visuais como plânctons ou reflexos. “A versão monocromática tornou a foto mais clássica, atemporal”, explica.
O concurso, promovido pela Oceanographic Magazine, recebeu mais de 15 mil inscrições este ano e busca não apenas celebrar a vida marinha, mas também alertar para as ameaças que os oceanos enfrentam. O grande vencedor foi o fotógrafo Yury Ivanov, com a imagem de minúsculas joaninhas-do-mar.
Marcia também foi escolhida pela patrocinadora Canon para receber um novo equipamento fotográfico. “Sempre admirei os finalistas deste concurso. Estar entre eles foi muito emocionante”, celebra.

Quer saber mais notícias de curiosidade? Acesse nosso canal no WhatsApp
A paixão pela fotografia subaquática
A relação de Marcia com a fotografia começou no Brasil, durante um estágio no Parque Nacional das Emas (GO). Crescida em Florianópolis, Santa Catarina, ela sempre teve uma conexão com o mar. Hoje, trabalha com políticas públicas para espécies ameaçadas no Departamento de Meio Ambiente da Austrália, e, nos fins de semana, mergulha e fotografa perto de casa, sem nem precisar de barco.
Para ela, a fotografia é uma ferramenta essencial para aproximar o público da vida marinha. “A maioria das pessoas nunca mergulhou. Quando veem uma baleia olhando nos seus olhos através de uma imagem, podem se sentir tocadas. A ideia é criar essa conexão emocional e incentivar escolhas mais conscientes em relação ao nosso planeta.”
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar