plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOVOS VESTÍGIOS

Descoberta pode mudar local do primeiro milagre de Jesus

Escavações em Khirbet Qana revelam vestígios de culto cristão e desafiam tradição que aponta Kafr Kanna como cenário do milagre da água transformada em vinho

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Descoberta pode mudar local do primeiro milagre de Jesus camera Por séculos, Kafr Kanna foi venerada como a Caná bíblica, cenário do casamento narrado no Evangelho de João. | Reprodução

Uma descoberta arqueológica na Galileia, localizada no norte de Israel, pode mudar séculos de tradição cristã sobre o local do primeiro milagre de Jesus: a transformação da água em vinho. Por gerações, Kafr Kanna foi venerada como a Caná bíblica, cenário do casamento narrado no Evangelho de João. Contudo, pesquisas recentes apontam que a verdadeira Caná pode ter sido Khirbet Qana, a poucos quilômetros ao norte.

A equipe liderada pelo arqueólogo americano Tom McCollough revelou um complexo de cavernas subterrâneas com inscrições antigas, cruzes entalhadas e vestígios de espaços de culto cristão datados de mais de 1.500 anos. “Descobrimos um vasto complexo usado pelos primeiros peregrinos cristãos que vinham aqui para venerar o milagre da transformação da água em vinho”, afirmou McCollough.

Conteúdos relacionados:

Dentro dessas cavernas, os arqueólogos identificaram altares, áreas de oração e locais que poderiam ter abrigado grandes jarros de pedra, elementos que lembram o relato bíblico. Além disso, as evidências indicam que Khirbet Qana foi um centro de veneração contínuo do século V ou VI até as Cruzadas, no século XII.

Textos de peregrinação da época descrevem a geografia e os marcos do local de forma consistente com as descobertas. O arqueólogo também recorreu aos escritos do historiador judeu Flávio Josefo, que descreveu Caná como uma vila judaica na Baixa Galileia, próxima ao Mar da Galileia, o que reforça a hipótese de Khirbet Qana como o cenário verdadeiro do milagre.

Quer mais de Curiosidade e outros assuntos? Acesse nosso canal no WhatsApp!

A tradição que colocou Kafr Kanna como Caná, segundo McCollough, tem explicação prática. No século XVII, monges franciscanos priorizaram locais de fácil acesso para peregrinos, e Kafr Kanna oferecia melhor infraestrutura na época. Assim, uma escolha logística acabou se tornando tradição ao longo dos séculos.

Para estudiosos e fiéis, a descoberta oferece uma nova reflexão sobre a relação entre fé e ciência. Segundo o jornal Leravi, “a arqueologia, longe de enfraquecer a crença, oferece novas camadas de compreensão histórica e cultural às narrativas bíblicas”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias