Com a revolução que o mundo vive após o boom da Inteligência Artificial, é cada vez mais comum o uso dessa tecnologia nos mais diversos empreendimentos. Com isso, fica até mesmo difícil distinguir o que é real do que é IA.
Nos últimos anos, as câmeras dos smartphones já vêm com o recurso, o que impulsiona a qualidade das imagens e deixa muitos usuários em dúvida. Apesar disso, ainda existem formas de identificar quando um vídeo é real ou não.
Um dos principais sinais de alerta é a baixa qualidade da imagem, como por exemplo filmagem borrada ou granulada. É o que afirma Hany Farid, professor de Ciências da Computação da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos. "É um dos primeiros pontos que procuramos", diz.
O especialista diz que apesar disso, geralmente os vídeos feitos com IA não possuem má qualidade. A questão em sí está no fato de que os vídeos de IA borradas ou pixelizados possuem maior probabilidade de nos enganar que está assistindo.
Quer mais notícias sobre Curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp
Os principais geradores de texto para vídeo como o Veo, da Google, e o Sora, da OpenAI, ainda produzem pequenas inconsistências", explica Farid. "Mas não são mãos com seis dedos ou texto truncado. É algo mais sutil.
Farid ressalta que até mesmo os modelos mais avançados de hoje apresentam inconsistências, como textura de pele macia, padrões estranhos ou inconstantes de cabelos e de roupas ou até mesmo pequenos objetos de fundo que tendem a se mexer de forma irreal podem ser erros de IA.
Principais pontos a serem observados
A maioria dos vídeos de IA são curtos, com cerca de 10 segundos de duração. Isso acontece porque gerar vídeos com o recurso é caro, por isso a maioria das ferramentas oferece no máximo clipes curtos.
Em relação à qualidade e resolução, as duas apresentam relação entre si, mas são diferentes. A resolução corresponde à quantidade ou ao tamanho dos pixels que formam uma imagem. Já a compressão é o processo que diminui o tamanho de um arquivo de vídeo ao remover parte de seus detalhes. Esse procedimento, porém, costuma deixar marcas visíveis, como blocos e bordas borradas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar