De 28 de junho de 1914 até 11 de novembro de 1918, as maiores potências do mundo estavam divididas em dois lados que colocaram o mundo em guerra. O Áustro-Húngaro declarou guerra na Sérvia e o conflito ficou historicamente conhecido como a Primeira Guerra Mundial.
Aproveite para ver como a Primeira Guerra Mundial mudou o mapa mundi.
Agora, cem anos depois do conflito, ainda podemos listar uma série de curiosidades que marcaram o evento que transformou o mundo. Seus efeitos foram determinantes para gerar a Segunda Guerra Mundial e várias divisões políticas e econômicas que vivemos hoje.
Confira 14 imagens chocantes da 1ª Guerra Mundial que foram coloridas.
Nós já mostramos várias coisas determinantes do conflito histórico, como coisas que a guerra mudou na humanidade ou invenções que só surgiram graças a ela.
Agora vamos conferir algumas das curiosidades que provavelmente você ainda não sabia sobre a Primeira Guerra Mundial.
1 – Adolf Hitler era cabo do exército alemão
Antes de liderar a Alemanha na Segunda Guerra Mundial 20 anos mais tarde, Hitler já fazia parte do exército do país.
2 – A Rússia foi o país com o maior número de mortos
Ao todo, foram cerca de 10 milhões de mortos e 20 milhões de feridos em toda a guerra, sendo que 2 milhões de mortos e 5 milhões de feridos eram russos. De todas as baixas registradas oficialmente, 70% foram causadas por disparos de artilharia.
3 – Estima-se que 58 mil soldados britânicos morreram só no primeiro dia da Batalha do Somme
Ao lado da batalha de Verdun, a batalha do Somme foi a maior responsável por mortes dos dois lados do conflito. Ao todo, estima-se que a batalha do Somme tenha registrado 1,2 milhão de baixas, entre mortos, feridos e desaparecidos.
4 – De cada cinco soldados australianos na guerra, apenas um retornou para casa
A taxa de morte entre soldados australianos que lutaram na Primeira Guerra foi extremamente alta. Dentre os sobreviventes, Briton Claude Choules ficou marcado como último veterano combatente do conflito a morrer, em 2011, com 110 anos de idade, cego e quase totalmente surdo.
5 – 90% dos soldados de Áustria-Hungria morreram
Pelo lado do Império Áustro-Húngaro, foram mobilizados 9 milhões de soldados, dos quais apenas 900 mil chegaram ao fim do conflito com vida.
6 – 296 soldados norte-americanos se suicidaram durante a guerra
A rotina dos soldados nas trincheiras durante a Primeira Guerra Mundial era extremamente complicada. Por conta da presença nas trincheiras e da dificuldade de se ter conforto por dias, semanas ou meses, muitos soldados não conseguiam lidar e acabavam desistindo da vida.
7 – O gás mostarda foi a primeira arma química utilizada numa guerra
O terror das trincheiras na Primeira Guerra Mundial era o gás mostarda. Ele recebia esse nome por sua cor amarela e seu odor. Por ser mais pesado que o ar, o gás mostarda revelou-se particularmente eficaz como uma armadilha para valas e foi responsável pela Convenção de Genebra de 1928. Quando inalado, o gás faz com que os pulmões encham de líquidos, afogando a vítima em seus próprios fluídos.
8 – A maior tragédia ferroviária da Europa ocorreu durante a Primeira Guerra
Em 1917, a França viu acontecer uma tragédia que marcou o país e a Europa. Um trem de 350m de comprimento sofreu uma falha nos freios e acabou provocando um incêndio. O fogo matou mais de 700 pessoas à bordo.
O que achou das curiosidades? De qual você mais gostou? Conte para a gente nos comentários!
Fonte: Fatos Desconhecidos
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar