Mais um primeiro dia de ano, e ainda por cima sendo em plena segunda, pode ser sinônimo de ressaca pra muita gente. A empolgação com o 'réveillon' e o clima descontraído devem permanecer mesmo depois da festa e para tentar pelo menos amenizar os efeitos da ressaca, confira algumas dicas.
Comer ovos, brócolis, pimenta, cebolas e gérmen de trigo faz muito bem já que a cisteína encontrada nesses alimentos é responsável pela eliminação de boa parte do acetaldeído, sendo responsável pela aceleração no processo da cura da ressaca.
As bananas e alimentos ricos em potássio também ajudam, pois como as bebidas alcoólicas são diuréticas (não pense que é a toa que você faz xixi de 5 em 5 minutos) , é comum que os nutrientes do corpo sejam eliminados junto com a urina. O potássio é um dos que mais são eliminados no processo, por isso é de suma importância que as pessoas com ressaca se alimentem bem.
Uma frutinha cai bem para a manhã pós-bebedeira, porque com a frutose recuperamos de maneira rápida e simples as reservas de energias.
Uma outra dica boa é recuperar o sódio e se hidratar com uma água de coco ou mesmo um isotônico geladinho e claro, o mais importante é beber água já que a desidratação está diretamente ligada à dores de cabeça na ressaca.
Outros alimentos:
Pão: não beba de estômago vazio. Pães e massas são ótimos para forrar o estômago e regular a glicose.
Azeite de oliva: uma colher antes de começar a beber evita a absorção do álcool no estômago.
Amêndoas: comer uma porção antes de beber ajuda a evitar a ressaca
Ovos: eles contém um aminoácido que ajuda a eliminar as toxinas do álcool
Pepino: comer fatias de pepino antes de dormir é bom porque contêm açúcar, além de vitaminas A e B, que repõe alguns nutrientes que foram embora com a bebida.
Carne: o álcool 'suga' as vitaminas do complexo B do organismo. A carne é um alimento rico nessas vitaminas
Leite: ele vai forrar o estômago, impedindo um pouco a absorção do álcool
Morango: estudos mostraram que o morango protege o estômago dos danos do álcool
ORGANISMO
Como o álcool faz com que as pessoas urinem mais do que o normal, existe uma grande perda de água e por isso, o corpo tenta se reidratar roubando água do cérebro, que acaba ficando um pouco menor do que o normal. Então, as membranas que ligam o cérebro ao crânio são esticadas e assim surge a dor.
Atente também para a qualidade e quantidade de bebidas que vai ingerir. Também procure não misturar destilados com cerveja, por exemplo, e comer é uma ótima pedida sempre, pois beber de estômago vazio é bola fora. Nunca, jamais, em nenhuma hipótese, beba de estômago vazio. O álcool age mais rápido quando não há nada forrando o estômago.
(DOL com informações da Revista Saúde)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar