plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Orca consegue imitar a voz humana pela primeira vez. Ouça!

“Hello”, “bye bye”, “Amy” e “one, two, three” são algumas das palavras que a orca Wikie aprendeu com os treinadores do Marineland Aquarium, em Antibes, França. O treinamento faz parte de uma pesquisa da Universidade de St. Andrews, na Escócia. Em estudos

twitter Google News
“Hello”, “bye bye”, “Amy” e “one, two, three” são algumas das palavras que a orca Wikie aprendeu com os treinadores do Marineland Aquarium, em Antibes, França. O treinamento faz parte de uma pesquisa da Universidade de St. Andrews, na Escócia.

Em estudos anteriores, as orcas já haviam demonstrado a habilidade de se comunicar com outras espécies. Esta é a primeira vez que uma delas é treinada para repetir sons humanos. O resultado pode ser ouvido aqui.

A pesquisa
Apesar do feito parecer divertido, o caminho até o aquário não é algo agradável. Elas são separadas de seus grupos pelos capturadores dos aquários e colocadas em um novo ambiente, onde encontram orcas de outros bandos. Acontece que cada um desses grupos tem o seu próprio “dialeto”. Então, elas precisam se adaptar até encontrarem uma vocalização comum.

Uma pesquisa de 2014 mostrou que as orcas também têm a habilidade de se comunicar com outras espécies. Ao longo de três anos, três orcas conviveram com golfinhos e acabaram mudando suas vocalizações para algo mais semelhante ao deles, incluindo sons de cliques e assobios, característicos dos golfinhos.

A pesquisa da Universidade de St. Andrews quer ajudar a explicar essa habilidade de comunicação das orcas ensinando a repetir alguns sons humanos.

Aprendendo a falar
A imitação das orcas não chega a ser tão fiel quanto a dos papagaios, mas é um dos poucos mamíferos que tem a capacidade de reproduzir sons como os humanos. "Em mamíferos, isso é muito raro", diz o pesquisador Josep Call, em entrevista à BBC. "Humanos obviamente são bons nisso. Curiosamente, os outros mamíferos que fazem isso bem são marinhos."

Os sons de Wikie foram produzidos enquanto ela estava parcialmente imersa na água, com a cavidade nasal exposta na superfície (sons feitos embaixo d’água são completamente diferentes). Para reproduzir os sons, a orca foi ensinada a controlar a pressão do orifício, que é usado para expelir água e respirar.

Ouça o áudio:


(Com informações de Science Alert e BBC)

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!