Por ser hoje considerado o som mais ofensivo do planeta, o assobio “fiu-fiu” pode estar prestes a ser aposentado. As informações são da BBC.

A adoção de uma lei que multará em 90 euros (R$360) quem for flagrado fazendo “fiu-fiu” na rua já está sendo debatida na França. A medida seria como parte dos esforços para combater o assédio sexual.

Um político britânico pede, da mesma forma, que a prática seja reprimida e combatida no Reino Unido.

Basta escrever no Twitter “fiu-fiu” ou “assobio” para se deparar com uma série de reclamações de mulheres que destacam a intimidação e o medo gerado por esse tipo de atitude.

na vdd nao.. um assobio, comentario do tipo "ô la em casa" ou buzinada, por exemplo, tb é assedio

— tired but horny (@rafarosadas) 14 de agosto de 2018

Normalmente puxo travão de mão enquanto buzino e assobio em tom de assédio

— Gipsy Danger 🇵🇹 (@BinoSwanson) 14 de agosto de 2018

Tá gostosa hein x Você está bonita
olha aqui gatinha x olha aqui, sua roupa é linda
*Assobio* x nossa que cabelo legal
ASSÉDIO x ELOGIO

— nicole (@nicolepompeo) 10 de dezembro de 2016

Diversão inocente?

Logo após a guerra, você podia comprar o The Original Hollywood Wolf Whistle, um dispositivo que se conectava ao carro e fazia "fiu-fiu" para quem passava na rua.

No entanto, em 28 de agosto de 1955, Emmett Till, um afro-americano de 14 anos, foi linchado no Mississippi alguns dias após supostamente ter feito "fiu-fiu" para uma mulher branca em uma mercearia.

O garoto além de sequestrado, espancado até ficar desfigurado e baleado, teve seu corpo jogado em um rio, com uma lâmina de ventilador amarrada em volta do pescoço com arame farpado para puxá-lo ao fundo.

A mãe do jovem insistiu em deixar o caixão aberto no velório, para que o mundo pudesse ver o que havia acontecido. 

Quem foi criado nos anos 1950 ou 1960, quando o "fiu-fiu" era considerado uma diversão inocente, pode se esforçar para ver de outra forma. Mas se você cresceu enxergando o assobio como assédio, é difícil não encará-lo como tal.

Para Sheila Harrod, de 74 anos, ex-campeã mundial de assobios, se não fosse pelo "fiu-fiu", jamais teria viajado o mundo assobiando. "Você não ouve mais porque as pessoas têm medo de serem acusadas de assédio sexual", avalia. 

(Com informações da BBC)

MAIS ACESSADAS