Que ‘o perigo mora dentro de casa’ todo mundo já sabe, mas uma recente pesquisa revelou um novo inimigo caseiro que ninguém desconfiava: o fio dental.

Você imaginava que, ao passar o fio dental nos dentes, você está tendo contato com uma substância chamada perfluoroalquiladas (PFAS), que é altamente cancerígena? É verdade!

A reportagem foi publicada pelo jornal USA Today e ainda revelou qual marca é a mais contaminada.

Os PFAS têm intensa ligação com os cânceres renal, de testículo, de próstata e de mama, com doenças da tiroide e colesterol alto, diminuição da fertilidade e problemas no sistema imunológico.

Além desse turbilhão de males, a substância ainda pode provocar baixa contagem de espermatozoides, tamanho menor do pênis, doenças metabólicas como obesidade e diabetes, resposta vacinal reduzida, colite ulcerativa, afetam o crescimento, a aprendizagem e o comportamento de bebês e crianças mais velhas, diminuem a chance de uma mulher engravidar e interferem com os hormônios naturais do corpo.

A pesquisa foi feita por cientistas da Silent Spring Institute, em Newton, Massachusetts, e do Public Health Institute, em Berkeley, Califórnia. Foram medidas 11 tipos de PFAS em amostra de sangue de 178 mulheres.

As mulheres que usaram o fio dental da marca Oral-B revelaram níveis mais altos de um tipo de PFAS, o PFHxS (ácido perfluorohexanossulfônico), em comparação com as que não usaram. Para ter certeza dos resultados, os investigadores analisaram 18 marcas de fio dental – incluindo três produtos da linha Glide – para identificar a presença de fluoreto, um marcador PFAS.

Os resultados foram publicados na revista Journal of Exposure Science & Environmental Epidemiology.

O fio dental Oral-B Glide é feito com produtos químicos PFAS tóxicos, compostos semelhantes aos utilizados na polêmica Teflon.

PFAS

O perfluoroalquiladas (PFAS) é uma substância química à prova de água e gordura. Eles são encontrados em embalagens de alimentos, como pipoca, e em materiais de camping e resistentes à água.

O PFAS é resistente e, por isso, uma vez em contato com as pessoas, ficará no corpo durante a vida toda e continuará a se acumular.

A substância tóxica também adere às partículas de poeira. Então, se você tem uma casa empoeirada, é provável que você esteja respirando PFAS.

Oral-B

Em uma mensagem ao jornal americano USA Today na quinta-feira, a fabricante declarou que não encontrou nenhuma das substâncias detectadas no estudo em seu fio dental.

“A segurança das pessoas que usam nossos produtos é nossa maior prioridade. Nosso fio dental passa por testes de segurança completos e nós apoiamos a segurança de todos os nossos produtos”, disse a empresa.

Fonte: Cura Pela Natureza

MAIS ACESSADAS