O animal de estimação do chapecoense Ismael Abraão, de 38 anos, vem chamando a atenção dos moradores da cidade de Santa Catarina. O novo amigo dele é um tanto quanto inusitado. Um ratão-do-banhado é a sua companhia diária.
Além de compartilhar refeições, eles também dividem o mesmo quarto. “Ratão”, como é carinhosamente chamado, dorme aos pés da cama de Ismael em um pano separado só para ele. De melancia a doces, o integrante da família não dispensa nada.
“Ele só não come pedra, porque o resto ele aceita”, disse Ismael em entrevista a imprensa local.
O animal, que é macho, tem cerca de quatro meses, o mesmo período em que está com a família. Mas ele não é órfão, ao contrário, possui duas famílias: a biológica e a de Ismael que o adotou. Durante o dia, "Ratão" fica com os pais no açude da propriedade rural e durante a noite a atenção é dedicada para a família Abraão.
ASSISTA TAMBÉM!
- Aranha cresce há um ano assustadoramente e fica gigantesca
- Vídeo mostra cena rara de sucuri que engoliu capivara em rio; veja
- Bebê elefante é atropelado e sobrevive após reanimação cardiopulmonar; assista
Ismael contou ainda que a criação de ratões-do-banhado começou com o irmão mais velho, há cerca de seis anos.
“Meu irmão criava quatro ratões. Ele dava comida, mas eles ficavam só no açude. Com o tempo eles foram se multiplicando até que nasceu o Ratão. Nós pegávamos ele desde pequeno e com isso ele foi se acostumando com a nossa presença e passou a conviver na nossa casa”, relata.
Em entrevista ao site Metrópoles, o rapaz disse que o animal está tão acostumado com a família que chegou a dormir na cama com a irmã dele. “Ele dormia enrolado nos cabelos dela, mas depois que ela foi embora de casa ele se apegou a mim”, diz Ismael que mora com a mãe Tereza Abraão e o irmão, Telmo Abraão.
Além de Ratão, a família também possui cerca de 10 cachorros, dois gatos e um cavalo. E todos convivem em plena harmonia e respeitando os seus espaços.
“Eles estão acostumados com a presença do Ratão e o aceitam bem, se não aceitassem já teriam comido ele”, garante Ismael.
De acordo com os especialistas, o ratão-do-banhado é um roedor e tem como nome científico Myocastor Coypus. É um animal silvestre e, muitas vezes, confundido com capivaras devido ao seu tamanho que pode chegar a 1 metro. Sua longevidade pode chegar a 15 anos e seu peso atingir 9 kg. Por se tratar de um roedor é preciso de cautela ao conviver com esse tipo de animais uma vez que são costumas transmissores de doenças como a leptospirose.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar