plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ACHADO HISTÓRICO

Mosaico que retrata a 'Guerra de Troia' é achado na Síria

A obra de arte tem cerca de 1600 anos e está praticamente intacta

Imagem ilustrativa da notícia Mosaico que retrata a 'Guerra de Troia' é achado na Síria camera O mural que mede 120 m² é decorado com figuras da mitologia | Reprodução/ Twitter

Arqueólogos encontraram na Síria um espetacular mural do Império Romano que descreve a "Guerra de Troia". A descoberta foi feita durante escavações nas ruínas de uma edificação do século IV na cidade de Al-Rastan. De acordo com os pesquisadores, a obra de arte tem cerca de 1600 anos e está em excelentes condições de conservação.

A "Guerra de Troia" foi, segundo a mitologia grega, um grande conflito bélico entre os aqueus das cidades-estados da Grécia e Troia, possivelmente ocorrendo entre 1 300 a.C. e 1 200 a.C.

Além de cenas da Guerra de Troia, o mural que mede 120 m² é decorado com figuras da mitologia como o deus Netuno e o herói Hércules e imagens de guerreiras amazonas. Trata-se da mais importante descoberta arqueológica na Síria desde o início da guerra civil travada no país, iniciada há 11 anos.

VEJA:

Parte do mosaico foi originalmente encontrado sob uma casa há vários anos, durante a guerra, quando grupos de oposição tentaram cavar túneis sob os prédios locais. Ao contrário de outros tesouros arqueológicos do Império Romano que foram destruídos durante o conflito, como os monumentos da cidade de Palmira, o mosaico foi preservado.

Veja também:

O terreno onde a descoberta foi feita foi comprado por empresários sírios e libaneses e doado para o estado Sírio. Novas escavações serão feitas no local para tentar encontrar outros tesouros. Até agora os pesquisadores não descobriram se a edificação abrigava uma casa de banhos ou tinha outro propósito.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Viral

Leia mais notícias de Viral. Clique aqui!

Últimas Notícias