plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
VIRAL

7 motivos convincentes para você parar de beber água gelada agora mesmo

Moramos em um país tropical. Sol e calor é o que não falta no Brasil e onde há suor, há água gelada. Certo? Nada como se refrescar com uma água estupidamente congelante para nos refrescar. E mesmo assim, ainda temos o costume de acrescentar gelo. Mas tudo

twitter Google News

Moramos em um país tropical. Sol e calor é o que não falta no Brasil e onde há suor, há água gelada. Certo? Nada como se refrescar com uma água estupidamente congelante para nos refrescar. E mesmo assim, ainda temos o costume de acrescentar gelo. Mas tudo que é bom, uma hora ou outra, a ciência nos adverte que é preciso precaução.

Não é porque estamos falando de água que ela será saudável para o nosso organismo. A água gelada em excesso pode sim fazer mal. Entenda os motivos:

1 – Prejudica a digestão

A água gelada dificulta o processo de digestão da comida a medida que ela comprime os nosso vasos sanguíneos.

Isso faz com que nossa digestão fique mais lenta do que o normal.

2 – Rouba os nutrientes

Quando ingerimos água em uma temperatura muito baixa, o nosso corpo também diminui a sua própria temperatura, tendo por base que a temperatura corporal média do ser humano é de 37° C.

O corpo recebe a mensagem de que precisa regular novamente a temperatura, isso faz com que ele trabalhe mais, o que prejudica a digestão como já foi dito, e consequentemente, impede que ele consiga absorver os nutrientes de maneira apropriada.

3 – Prejudica a garganta

A nossa garganta depende e precisa da mucosa respiratória. Ela é uma camada protetiva do nosso sistema.

Como a água gelada é capaz de congestionar essa mucosa, a nossa garganta fica exposta e assim vulnerável a infecções e inflamações.

A sabedoria popular, incluindo seus pais e avós estavam certos, a água gelada pode favorecer uma gripe.

4 – Pode causar arritmia

Arritmia diz respeito à frequência cardíaca irregular. Sempre que o coração bate muito rápido ou muito lento, fora do ritmo ‘natural’, diz-se que o indivíduo sofre de arritmia.

Acontece que beber água gelada diminui a frequência cardíaca, fazendo com que ele bata mais devagar do que o normal. O que pode ser um risco, dependendo do problema cardíaco de cada um.

5 – Dificulta o emagrecimento

A água em temperatura muito fria solidifica a gordura presente nos alimentos, isso faz com que o organismo não consiga digerir apropriadamente aquelas gordurinhas indesejadas do nosso corpo.

O que pode favorecer a dificuldade do emagrecimento, e consequentemente ter o efeito reverso, da engorda.

6 – Perda de fluídos corporais

Como o corpo precisa trabalhar muito mais para regular a temperatura corporal, isso faz com que ele trabalhe além do necessário e para isso, ele precisa consumir mais água.

7 – A água natural é mais saudável

Ela é capaz de melhorar o movimento do nosso intestino, uma vez que nosso corpo consegue decompor os alimentos de maneira mais eficiente.

Além disso, ela é capaz de estimular as enzimas digestivas, o que por sua vez, melhora a nossa digestão.

Outra razão convincente é que a água em temperatura ambiente hidrata os nosso tecidos, purifica o nosso sangue e produz uma desintoxicação natural do corpo.

E você? Ficou convencido? Parece difícil eliminar completamente a água gelada de nossas vidas, mas quando se trata da saúde, devemos sempre fazer um esforço.

Não esqueça de deixar o seu comentário e aproveite para compartilhar a matéria com seus amigos.

Fonte: Fatos Desconhecidos

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Viral

    Leia mais notícias de Viral. Clique aqui!

    Últimas Notícias