Há 17 anos circulando pelo país, o projeto “Palco Giratório”, do Sesc, encerra mais uma passagem por palcos paraenses com o espetáculo “Antes da Chuva”, da Cia Cortejo (RJ).
Amanhã, o dramaturgo e diretor Rodrigo Portella ministra a oficina “Inspirações”, de produção em dramaturgia teatral. Na oficina, os alunos vão desenvolver exercícios práticos de produção de texto dramático impulsionados por experiências cênicas em espaços não-convencionais.
“Antes da Chuva” conta a história de Aramís, que encontra Ana numa casa abandonada, onde ela mora com a avó. O menino, com 11 anos de idade, é chantageado pela moça para que deixe que ela o veja nu e depois leia para ela em voz alta.
Inspirada pelas histórias de espionagem lidas pelo garoto, Ana planeja uma fuga no navio do Papa que passará em breve pelo povoado.
A Cia Cortejo foi fundada em 2009 por profissionais de teatro interessados em desenvolver suas atividades e pesquisas fora do eixo das grandes capitais.
A maioria de seus componentes, tem origem no pequeno município de Três Rios, no interior do Rio de Janeiro, de onde vem grande parte da inspiração do grupo.
Este é o segundo e mais recente espetáculo da Cia Cortejo. A peça estreou no Festival de Curitiba em 2013 com grande sucesso de público e crítica e no ano passado concorreu ao Prêmio Shell de Melhor Autor.
Esta é a 18ª edição do “Palco Giratório”, que reúne ao longo do ano 823 apresentações artísticas, mais de 2 mil horas de oficinas sobre manifestações teatrais, 20 espetáculos de grupos provenientes dos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rondônia e passará por 154 cidades brasileiras.
“Trabalhamos a arte e a cultura em sentido amplo. O Palco Giratório apresenta diferentes manifestações e linguagens artísticas, como a tradição mambembe, normalmente vinculada a gerações anteriores de atores que percorriam o Brasil. Saímos do tradicional eixo Sul-Sudeste para alcançar novos lugares e públicos”, resume a Gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Márcia Rodrigues.
No Pará, a edição 2015 do projeto será realizada ainda nos meses de julho, setembro e outubro, contando com grupos de Goiás, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar