plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home

_
_

Paraenses conquistam o mundo com Hip Hop

Espalhados nos quatro cantos do mundo, os paraenses Fabrício Santos, Leony Pinheiro e os irmãos Dhiôze e Dioleno Ribeiro, assim como o amapaense radicado no Pará, Diogo Almeida, fazem parte da segunda edição da Caravana Hip Hop - Emissário, em andamento d

twitter Google News

Espalhados nos quatro cantos do mundo, os paraenses Fabrício Santos, Leony Pinheiro e os irmãos Dhiôze e Dioleno Ribeiro, assim como o amapaense radicado no Pará, Diogo Almeida, fazem parte da segunda edição da Caravana Hip Hop - Emissário, em andamento desde 11 de novembro com vários shows e presença em competições.

Nesta quinta-feira (1º), o b-boy Leony venceu a edição Red Bull BC One Last Chance Cypher na cidade de Nagoya, no Japão, e conquistou uma vaga na grande final que será realizada no sábado (3).

Este ano, a Caravana Emissário começou com shows na cidade de Hurghada, no Egito, e também passou por Magdeburg, na Alemanha.

Criada para fortalecer e incentivar a arte e a cultura de rua, o projeto foi lançado em 2015 e visitou praias, escolas e praças públicas em Belém, Ananindeua e Salinópolis, onde realizaram 12 shows acumulando um público de 30 mil pessoas.

Já a segunda edição pretende valorizar e divulgar esses jovens talentos acompanhando suas agendas internacionais, em seis shows individuais e coletivos para inspirar e fomentar a juventude dentro do universo Hip Hop e da dança, em especial o break dance.

E embora jovens talentos, os cinco artistas que integram o projeto possum expertise e premiações internacionais, resultado de muito esforço e dedicação.

VENCENDO NA VIDA

De acordo com o organizador da Caravana Emissário, Charles Nascimento, os integrantes têm suas próprias equipes, mas se reuném para representar o Pará e o Brasil em campeonatos e festivais.

"Os irmãos White (Dhiôze) e Fama (Dioleno) moram na Alemanha, enquanto Leony e Mascot (Fabrício) moram em Ananindeua, e Training (Diego) mora no Rio de Janeiro. Cada um deles têm sua própria crew (equipe)", explica Charles.

Todos são de origem humilde e encontraram na dança uma forma de vencer na vida.

"Os únicos que vivem exclusivamente da dança são os irmãos White e Fama, que fazem shows e tem patrocinadores", diz Charles. "Já o Diego dança, mas também tem outro emprego, enquanto o Fabrício é oficineiro e o Leony, que foi o campeão da One Last Chance Cypher, no Japão, é ajudante de pedreiro."

Ainda segundo o organizador, os integrantes da Caravana Emissário derivam dos encontros de b-boys que acontecem no espaço livre do Mercado de São Brás, em Belém.

Aliás, os termos b-boy e b-girl são denominações para dançarino e dançarina de break dance.

"O projeto é uma forma de valorizar o talento local e dar visibilidade ao Hip Hop, tirando esse estigma de malandragem e vagabundagem que muitas pessoas ainda associam", acrescenta Charles. "A proposta é dar uma luz para a juventude, mostrando que podem alçar voos muito mais altos."

Fabrício e Dhiôze reprensentam a Caravana Emissário no Egito, enquanto Dioleno representa o projeto na Alemanha. Já Leony representa o grupo no Japão e Diego, no Rio de Janeiro.

OS B-BOYS DA CARAVANA HIP HOP - EMISSÁRIO

Dhiôze Ribeiro / White

(Foto: divulgação)

Com 10 anos de carreira e natural de Cametá, no nordeste paraense, Dhiôze reside e trabalha na cidade de Magdeburg, na Alemanha, onde faz parte da companhia Da Rookies de dança.

É premiado internacionalmente em competições e festivais de dança na Alemanha, Áustria, Brasil, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Egito, França, Holanda, Luxemburgo, República Checa e Rússia.

Dioleno Ribeiro / Fama

(Foto: divulgação)

Irmão de Dhiôze, Dioleno também reside e trabalha em Magdeburg, na Alemanha, e já atuou em grupos como United Force Crew e FW Breaker’s. Atualmente integra as companhias Da Rookies - ao lado do irmão - e Flying Steps.

Já visitou países europeus, africanos, sul-americanos e asiáticos como artista solo ou integrante de grupo, além de participar de programas de TV e ações promocionais no Japão, Canadá e Brasil.

Leony Pinheiro / Leony

(Foto: Márcio Loureiro)

Começou cedo, aos 12 anos de idade, em uma competição nacional de novos talentos. Natural de Ananindeua e integrante do grupo Amazon Crew, foi campeão da Battle of the Year, em 2011, que lhe rendeu uma viagem à França.

Desde então, vem conquistando prêmios e reconhecimento internacionais, sendo apontado com um dos oitos melhores b-boys da América Latina.

Fabrício dos Santos / Mascot

(Foto: divulgação)

Destaque da nova geração de b-boys brasileiros em participações individuais e coletivas, Fabrício também é arte-educador e multiplicador da cultura urbana aos mais jovens.

Começou a competir internacionalmente este ano, em Shanghai, na China, e participa de turnês e espetáculos de dança na África e na Europa.

Diego Almeida / Training

(Foto: divulgação)

Acumula prêmios e participações em competições e batalhas em todo o Brasil. Macapaense de origem e Belemense de coração, estreou na dança em 2008.

Embora com pouca experiência em eventos internacionais, resumindo-se à Guiana Francesa, Diego ficou entre os 16 principais destaques no cenário latino-americano, em 2016.

(Cesar Modesto/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em _

    Leia mais notícias de _. Clique aqui!