Para quem já juntou Nelsinho Rodrigues com Leandro Porcko, vocalista do Baixo Calão, gritando bregas marcantes no clima do hardcore, a turma que realiza o Psica Festival (antigo Mongolóid Festival) promete mais do mesmo, ou seja, um line up completamente inusitado. Os shows ocorrem hoje, a partir das 13h, no Sunset Goldmar, reunindo bandas de som pesado como Facada (CE), Water Rats (SP), Obtus (PI) à sonoridade de bandas locais como a Fruto Sensual, The Baudelaires e o músico Jack Nilson (ex-Stereoscope). Além de entrada gratuita até às 16h, o evento ainda terá comidinhas e bazar.

“A gente (organizadores) sempre gostou de diferentes estilos musicais, o único que era comum a todos era o brega, e a gente pensou que todo paraense é assim. Desde o começo do festival, a gente teve essa ideia de misturar brega com hardcore, metal, e sempre teve a aceitação do público, que no final se acaba no brega”, comenta Gerson Dias, um dos organizadores do Psica. 

Para quem ainda não teve a oportunidade, vale a pena conhecer o som da Water Rats. Com dois álbuns lançados - “Ugly By Nature” (2014) e “Hellway to High” (2016) –, a banda já fez shows por todo o Brasil, além de turnê pelos EUA e pela Europa, onde se apresentou no festival espanhol “Primavera Sound”. O quarteto formado por Alexandre Capile, Pedro Grips, Bi Free e Renê Bernuncia faz um garage punk com letras em inglês e vocais agressivos, sendo a primeira vez deles em palco paraense. 

A Facada, que esteve em Belém para três shows anteriores, promete novidade. Com o recém-lançado “Nenhum Puto de Atitude”, a banda faz um show com diversos clássicos do punk, black metal e vários outros gêneros transfigurados em sua própria identidade - um grindcore simples, rápido e pesado. “A gente tem muitos amigos legais em Belém e sempre foi muito massa todos os shows. A gente espera dessa vez ser melhor ainda, com um repertório maior e participando desse festival com estilos diferentes”, diz James, baixo e vocal da banda.

Ainda na pegada do som de peso, os piauienses da Obtus vêm fazer um som pesado na linha do punk/hardcore. Eles também são conhecidos pela distorção nas guitarras e uma bateria veloz e caótica. 

Do lado de cá, tem muita variedade sonora também. A Fruto Sensual promete fazer todo mundo cantar junto os maiores sucessos do brega marcante, como “Príncipe Negro”, “Itamaraty” e “Está no Ar”. As multi-instrumentistas Renata Beckmann e Beatriz Santos são as representantes de um estilo musical que cada vez mais ganha destaque nas rádios paraenses e que está no nome do duo formado por elas: a Guitarrada das Manas. Também tem rock com a banda Turbo e rock instrumental com o quinteto Projeto Secreto Macacos.

Há ainda o power pop amazônico da The Baudelaires e o som eletrônico performático do Pnk Sabbth. Numa pegada de peso e escárnio, o power trio paraense Netos do Velho, que já tem sete anos de estrada e toca um thrash/crossover, com letras que falam de violência urbana, filmes de terror e bebedeira. A banda Sisa é a representante do grindcore reto e pesado paraense. Para completar o time, Jack Nilson com seu primeiro disco solo, “Os Boleros Malditos e Outras Maldições”.

Psica Festival

Quando: Hoje, a partir das 13h

Onde: Sunset Goldmar Hotel (Rua Prof. Nelson Ribeiro, 132 - Telégrafo)

Quanto: R$ 20 (Entrada gratuita até as 16h)

(Lais Azevedo)

MAIS ACESSADAS