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As aulas 100% presenciais nos colégios da rede pública de Marabá começam na próxima segunda-feira (8). De acordo com a Secretaria de Educação, cerca de 54 mil alunos devem retornar as salas de aula para finalizar o ano letivo de 2021.
Desde setembro, com a volta às aulas na modalidade híbrida, que alternava o ensino remoto e o presencial, nas cerca de 200 escolas da rede municipal de educação.
A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (4), durante reunião administrativa com gestores das escolas urbanas e do campo.
Pela manhã, a equipe da Diretoria de Ensino Urbano reuniu-se com o trio gestor das escolas para discutir uma agenda de atividades até o encerramento do ano letivo de 2021, entre outras demandas. À tarde, a Diretoria de Ensino do Campo discutiu as mesmas pautas, além de algumas especificidades das mais de 90 escolas localizadas na zona rural do município.
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O secretário adjunto de Educação, Orlando Morais, agradeceu o trabalho dos gestores do campo e relembrou alguns educadores que perderam a vida durante a pandemia da covid-19. Disse que há vários desafios neste final de ano na educação de Marabá e que tem certeza eles serão cumpridos em cada unidade escolar.
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“Precisamos usar estratégias para fortalecer o trabalho nas escolas e evitarmos a evasão escolar e a fuga de alunos do campo para a cidade. Por isso, é preciso garantir ações no Plano Municipal de Educação”, disse Orlando.
Entrega de notebooks
Durante a reunião da tarde, a diretora de Ensino do Campo entregou 70 notebooks para equipes gestoras, tendo em vista a grande necessidade de utilização de computador para participarem de reuniões online. “Por conta disso, a SEMED adquiriu esses notebooks para que sejam utilizados na área pedagógica das escolas. Não é para ficar na secretaria ou elaboração de documentos”, explicou Arley Oliveira, diretora de Ensino do Campo.
Os diretores de ensino discutiram com os gestores detalhes para o término do ano letivo 2021; calendário letivo para 2022; coleta de dados da Fundação Lemann e Instituto Sincroniza; avaliação diagnóstica em rede; realização da Conferência Municipal de Educação; aplicação do SAEB; Jornada Pedagógica 2022; entre outros assuntos.
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