O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, neste sábado, 20 de novembro. Em alusão a data a Biblioteca Municipal Orlando Lobo promove, promove neste mês de novembro, uma programação especial e gratuita para celebrar a data, com vídeos e contações de histórias voltados para esta temática.
“Hoje, dia 19, teremos a Contação de Histórias “Nossas origens” e tocaremos o sino do despertar das boas histórias ancestrais durante todo o dia”, revela a coordenadora da Biblioteca, Evilangela Lima.
No sábado (20), às 16h, haverá o lançamento do livro “O veneno da cobra e da maçã”, das escritoras Bianca Amoras Levy e Maria de Fátima Rodrigues. Além desta programação, no dia 24, às 19h30, vai acontecer o “Sarau Dona Z e Mestre Zequinha”, com o tema “Canções que embalam boas memórias”, com dona Ezita e Mestre Zequinha. “Estes eventos são abertos ao público, e gostaríamos de convidar a todos para que possam participar. O evento vai ser transmitido pelo Facebook da Secult também”, conta.
Já no dia 27, a Biblioteca promove a live “Clube do Livro Conversa de Botões”, do livro Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, com a convidada Brenda Reche, leitora pensante do mundo e a mediadora Aline Pinheiro.
Para finalizar o mês, no dia 30, às 20h, haverá o diálogo com a artista visual Vitória Barros, idealizadora e fundadora da Galeria de Artes Vitória Barros.
VEJA TAMBÉM:
Auxílio emergencial: nascidos em dezembro recebem
PM realiza simulação de assalto com refém em Marabá
Números suspeitos de Covid-19 voltam a aumentar em Marabá
Funcionamento:
A Biblioteca Municipal possui acesso à internet e está aberta a estudantes, leitores e pesquisadores e o horário de funcionamento é das 8 às 18h, de segunda a sexta-feira. Para agendamentos de escolas para participação em eventos basta entrar em contato pelo telefone: 94 99171 7690.
SOBRE A DATA
O Dia da Consciência Negra, ou Dia de Zumbi, é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade.
Mais tarde ele voltaria para sua terra natal e seria líder do Quilombo dos Palmares, morrendo assassinado em 20 de novembro de 1695. Assim, Zumbi representa a luta dos negros e a consciência negra.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar