A cada dia aumenta o número de famílias afetadas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas, em Marabá, no sudeste do estado. Já são mais de 700 famílias desabrigadas no município.
Na manhã deste domingo (9), o Tocantins estava marcando 11,73 acima do normal. As famílias estão alojadas em 10 abrigos oficiais e outros três montados pelos próprios desabrigados.
SAÚDE
Uma ação de saúde está ocorrendo neste domingo para as famílias que estão no abrigo Paulo Marabá, na Marabá Pioneira. São oferecidos os mesmos serviços disponibilizados nos postos de saúde.
“Esperamos atender o dia inteiro com vacina da Covid-19 e Influenza. Também estamos com um médico, enfermeira, medicação, aferição de pressão arterial e glicemia”, explicou a enfermeira Cynthia Pombo, da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá.
A dona de casa Weslaine Borges dos Santos aproveitou a oportunidade para consultar os três filhos que estão gripados. “Tá todo mundo doente com essa virose, por isso, tive que trazer meus filhos. Graças a Deus que tem esse atendimento, porque tem muita gente doente também no abrigo”, disse a mulher.
Os atendimentos de saúde foram realizados no sábado (8), em outros dois abrigos, na Borges Informática e na Rua 5 de Abril, também na Marabá Pioneira. A ação continuará ao longo da semana.
AJUDA HUMANITÁRIA
Representantes dos órgãos de Segurança Pública do Pará se reuniram na sexta-feira (7) para detalhar estratégias de atendimento e distribuição de 2,5 mil kits de ajuda humanitária às famílias atingidas pelas enchentes dos rios Tocantins e Itacaiúnas, na região Sudeste.
CHUVA
A panorâmica de tendência divulgada pelo Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), é de chuva para esses próximos dias.
VEJA TAMBÉM:
Primeiras famílias começam a ser remanejadas em Tucuruí
Cheia do rio já chegou ao centro do bairro Santa Rosa
As chuvas intensas, principalmente nas regiões sul e sudeste paraense, serão ocasionadas pelo grande fluxo de umidade causado pela zona de convergência do Atlântico Sul aliado com a chegada da zona de convergência intertropical. A expectativa é que ocorra o volume de chuvas acima de 100 mm nos próximos dias.
EMERGÊNCIA
O município de Marabá decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas e elevação do nível do rio Tocantins que atingem a região.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar