plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
AS ÁGUAS RETROCEDERAM

Nível do rio Tocantins recua mais 2 metros e chega a 10,70

Apesar das chuvas o nível do rio Tocantins continua baixando

Imagem ilustrativa da notícia Nível do rio Tocantins recua mais 2 metros e chega a 10,70 camera Nesta sexta-feira, 28, de acordo com o Boletim da Defesa Civil Municipal, o nível da régua fluviométrica marcava 10 metros e 70 centímetros | Michel Garcia

A cheia do rio Tocantins e conseqüentemente seu afluente o rio Itacaiúnas já é considerada história em Marabá no sudeste paraense. Isso porque é a primeira cheia que acontece no mês de janeiro, geralmente as águas chegam tão alto nos meses de fevereiro ou março. O nível máximo que chegou dessa vez foi 13,09 metros afetando mais de 5 mil famílias no município.

Nesta sexta-feira, 28, de acordo com o Boletim da Defesa Civil Municipal, o nível da régua fluviométrica marca 10 metros e 70 centímetros, um recuo de mais de dois metros em relação há uma semana atrás e de 1 metro em relação dia anterior .

O número total de famílias atingidas foi de 5.157, sendo que 1.012 ficaram desabrigadas e foram alocadas nos abrigos da Prefeitura e 2.276 desalojadas, ou seja, foram para casa de parentes e amigos. Os demais são famílias ribeirinhas e/ou ilhadas, que ficam no segundo piso dos imóveis e resistem em sair das residências.

Veja também!

Municípios da região recebem ajuda humanitária do Estado

Como lidar com dificuldade das crianças em acordar cedo

Veja o vídeo: Homem morre atropelado por rolo compressor

Em função da cheia antecipada dos rios Tocantins e Itacaiunas provocando a maior cheia em 20 anos, a Prefeitura de Marabá construiu em tempo recorde 13 abrigos oficiais, chegando ao total de 20 abrigos oficiais durante o período. Ontem, 26, foram realizadas 3 mudanças de famílias atingidas pelas cheias.

O número total de famílias atingidas foi de 5.157, sendo que 1.012 ficaram desabrigadas e foram alocadas nos abrigos da Prefeitura e 2.276 desalojadas
📷 O número total de famílias atingidas foi de 5.157, sendo que 1.012 ficaram desabrigadas e foram alocadas nos abrigos da Prefeitura e 2.276 desalojadas |Naldinho Fontenele via Drone

A Defesa Civil Municipal, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), continua realizando o cadastro das famílias e a entrega de cestas básicas.

Quem desejar ajudar as famílias com doações, os pontos oficiais da Prefeitura para arrecadação são a sede da Seaspac, que fica na Travessa da Fonte, bairro Amapá, Marabá – em frente ao CAP e ao lado do Ministério Público Estadual, e na sede da Defesa Civil Municipal, que está em novo endereço, na Rua 7 de Junho, nº 1020, Marabá Pioneira. A arrecadação é das 8 às 16 horas. Os itens prioritários são alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, roupas e artigos de cama, mesa e banho.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias