O nível dos rios Tocantins e Itacaiúnas voltaram a subir em Marabá, sudeste do estado, após fortes chuvas que tem caído na região. Muitas pessoas estão aproveitando o domingo (20) para deixarem as suas residências e seguirem para abrigos ou casas de parentes.
Um deles foi Francisco de Assis Silva, que mora há 31 anos na Avenida Pará, no Bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira. “Infelizmente aconteceu o repique de água porque tem muita chuva para cabaceira do Itacaiúnas e aumentou muito rápido. O jeito agora é sair”, disse.
Quem também aproveitou o domingo para providenciar a mudança foi Evandro Reis do Carmo, que mora na Travessa do Coqueiro, também no Santa Rosa, e vai para casa de parentes. “Todo tempo de enchente é essa rotina, esse sacrifício. Esse ano veio diferente, ela encheu eu mudei, ela secou eu voltei e agora já estou saindo de novo para casa da minha cunhada”, contou.
Repique
As águas haviam baixado, mas na semana passada voltaram a subir repentinamente, aumentando mais de um metro em apenas 24h. Hoje (20), o Tocantins estava marcando 11,75 m.
De acordo com o último Boletim da Defesa Civil Municipal, 1.014 famílias estão distribuídas em 22 abrigos, construídos em vários bairros da cidade.
Veja também:
Rio Tocantins volta a subir e desabrigar famílias em Marabá
Professores entram em greve em Marabá nesta segunda (21)
Programa Recomeçar
Entre as estratégias do Governo do Estado para garantir apoio às famílias afetadas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas, está o programa “Recomeçar”, que já liberou mais de R$ 3 milhões para desabrigados e desalojados, o que significa que 2.497 famílias atingidas pelas enchentes foram atendidas. Destas, 2.112 famílias já foram até as agências do Banpará e receberam o dinheiro.
Veja abaixo como está o bairro Santa Rosa, em Marabá:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar