O município de Marabá no sudeste paraense deve oficializar na semana que vem em um novo decreto a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos da cidade. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de saúde, Luciano Dias. Segundo Luciano, a decisão foi tomada depois da realização de uma reunião no último dia 11 com o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus. Este comitê foi formado em março de 2020 pelo decreto nº 27/2020, visando organizar, articular e acompanhar a situação do Covid-19 em Marabá.
O anúncio oficial do decreto vai acontecer no dia 15 de março e provavelmente já começará a valer a partir desta data. "Estamos apenas aguardando a assinatura do Decreto pelo Prefeito", disse o secretário por telefone.
De acordo com o secretário, o comitê decidiu em conjunto pela situação em virtude do acompanhamento nacional e internacional da liberação das máscaras em lugares públicos e o aparente controle da pandemia no município. Atualmente Marabá tem 24.127 casos confirmados de Covid, 23.580 recuperados, 531 óbitos. 60% dos leitos de UTi estão ocupados com pacientes sendo 2 de outras cidades e 4 de Marabá. 42,8% dos leitos de enfermaria estão ocupados sendo apenas 3 de Marabá. Os dados são do dia 11 de março de 2022.
Veja também!
Homem é preso acusado de estuprar própria filha autista
Trem de passageiros volta a circular neste sábado (12)
Sancionada PL da cobrança única de ICMS de combustível
Em relação à vacinação, Marabá já imunizou até o momento 186.680 pessoas com a primeira dose, 127.341 com a segunda dose e 22.802 com a dose de reforço. São 336.825 doses aplicadas com 49,42% de sua população. Os dados são do vacinômetro da Sespa.
Esta será a única a única flexibilização que estará presente no decreto da próxima semana e foi tomada com base na análise da situação nos hospitais e unidades básicas de saúde da rede municipal.
Apesar dos bons números e do avanço na vacinação Luciano Dias avaliou em conjunto com o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus que ainda não é o momento de se liberar o uso de máscara por completo, por isso o uso do item de segurança ainda será obrigatório em ambientes fechados. "O prefeito (Tião Miranda) acatou a sugestão de liberar o uso de máscara em ambientes abertos, mas manter nos locais fechados por um período, até que se avalie com mais segurança o contexto epidemiológico”, explica Luciano. “Liberação para 100% de ocupação de espaços para shows só depois desta segunda etapa”, avisou. (Com informações de Correio de Carajás e Ascom Marabá)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar