Uma antiga demanda dos moradores do núcleo São Felix, um dos mais populosos de Marabá no sudeste paraense foi atendida nesta quinta-feira (28). O Governo do Pará entregou a nova Unidade Integrada de Segurança Pública - Núcleo São Félix (UISP). O investimento faz parte de um acordo de cooperação com a mineradora Vale, com as obras iniciadas em agosto de 2021.
O núcleo São Félix fica localizado antes do rio Tocantins, separada pela ponte rodoferroviária de quase três quilômetros. O núcleo tem mais de 70 mil habitantes englobando também os bairros de São Félix Pioneiro, I, II e III, Morada Nova, Geladinho, Francolândia, Novo Progressos e residenciais Tocantins, Tiradentes, Magalhães e Jardim do Éden.
Para atender a todos esses bairros, as entidades de segurança e saúde demoravam muito tempo por conta da distância e de algum contratempo na ponte como engarrafamentos por exemplo.
O novo prédio da UISP está dividido em quatro blocos, exclusivos para as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Unidade de Saúde da Polícia Militar. A área completa conta com mais de 40 salas, entre elas, as de atendimento, operações, inteligência, celas femininas e masculinas, para delegados da PCPA, comandantes da PM, além dos departamentos de saúde totalmente equipados.
Veja também!
Pecuaristas apresentam manifesto em prol do meio ambiente
Impasse atrasa buscas a desaparecidos em terra indígena
Câmara aprova retomada da gratuidade no despacho de bagagens
O comandante geral da Polícia Militar, coronel José Dilson Júnior, lembrou que a demanda foi enviada pelo prefeito de Marabá, Tião Miranda, que por meio de viabilização da mineradora Vale, conseguiram fazer essa nova unidade de segurança. "Já tínhamos o local, e agora foi feita uma reforma total do prédio, uma unidade moderna, abrigando Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros", salientou. "É uma unidade estratégica porque está desse lado da ponte, atende uma crescente demanda, já era necessário estarmos com uma estrutura como essa e com certeza a segurança pública estará muito melhor para este lado de Marabá que era muito carente e agora é uma referência para a população", declarou.
O espaço proporcionará melhores condições de trabalho aos agentes de segurança pública e reunirá serviços de qualidade com infraestrutura adequada, que alcançarão mais de 70 mil habitantes da área, garantindo a segurança pública e a paz social.
Durante a entrega da unidade, também foram entregues equipamentos para as forças de segurança como Repetidoras de Sistema de Rádio de comunicação Digital; Drones, Laptops e Sopradores de ar, que vão reforçar todas as ações da segurança pública nos municípios do sudeste do Pará.
Participaram do ato, o governador do Pará, Helder Barbalho; o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado; o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior; o delegado-geral, Walter Resende; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel Hayman Apolo; e o diretor da Polícia Científica, Celso Mascarenhas, além de autoridades municipais da área da segurança pública e da mineradora Vale.
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E CIDADANIA
O governador Helder Barbalho deu uma missão importante para a nova Unidade de Segurança Pública: diminuir os índices de violência doméstica e violência contra a mulher em Marabá. "Não podemos mais tolerar o município de Marabá viver o que vivenciados a todo momento, é de prioridade trabalhar para que essa situação diminua a acabe de vez", declarou.
Para isso, uma viatura da Polícia Militar cor de rosa, trabalhará exclusivamente com a Deam e outras entidades para atender somente a esses casos.
Além disso o governador enfatizou que o local é para atender a população, dando prioridade para o relacionamento entre polícia e comunidade. "Já quero na próxima segunda uma ação de emissão de RG aqui, aqui é para atender a população, a população precisa vir aqui e ser atendida", declarou o governador do Pará. (Com apoio de Elioenay Brasil, Luan James e Elvan do Vale)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar