plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NO NÚCLEO SÃO FÉLIX

Marabá ganha nova Unidade Integrada de Segurança Pública 

Os mais de 70 mil habitantes do núcleo São Félix em Marabá agora contam com uma unidade de segurança que contempla Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros

Imagem ilustrativa da notícia Marabá ganha nova Unidade Integrada de Segurança Pública  camera O novo prédio da UISP está dividido em quatro blocos, exclusivos para as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Unidade de Saúde da Polícia Militar | Luan James/RBATV

Uma antiga demanda dos moradores do núcleo São Felix, um dos mais populosos de Marabá no sudeste paraense foi atendida nesta quinta-feira (28). O Governo do Pará entregou a nova Unidade Integrada de Segurança Pública - Núcleo São Félix (UISP). O investimento faz parte de um acordo de cooperação com a mineradora Vale, com as obras iniciadas em agosto de 2021.

O núcleo São Félix fica localizado antes do rio Tocantins, separada pela ponte rodoferroviária de quase três quilômetros. O núcleo tem mais de 70 mil habitantes englobando também os bairros de São Félix Pioneiro, I, II e III, Morada Nova, Geladinho, Francolândia, Novo Progressos e residenciais Tocantins, Tiradentes, Magalhães e Jardim do Éden.

Para atender a todos esses bairros, as entidades de segurança e saúde demoravam muito tempo por conta da distância e de algum contratempo na ponte como engarrafamentos por exemplo.

Unidade conta com Corpo de Bombeiros para atender o núcleo São Félix
📷 Unidade conta com Corpo de Bombeiros para atender o núcleo São Félix |Luan James/RBATV

O novo prédio da UISP está dividido em quatro blocos, exclusivos para as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Unidade de Saúde da Polícia Militar. A área completa conta com mais de 40 salas, entre elas, as de atendimento, operações, inteligência, celas femininas e masculinas, para delegados da PCPA, comandantes da PM, além dos departamentos de saúde totalmente equipados.

Veja também!

Pecuaristas apresentam manifesto em prol do meio ambiente

Impasse atrasa buscas a desaparecidos em terra indígena

Câmara aprova retomada da gratuidade no despacho de bagagens

O comandante geral da Polícia Militar, coronel José Dilson Júnior, lembrou que a demanda foi enviada pelo prefeito de Marabá, Tião Miranda, que por meio de viabilização da mineradora Vale, conseguiram fazer essa nova unidade de segurança. "Já tínhamos o local, e agora foi feita uma reforma total do prédio, uma unidade moderna, abrigando Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros", salientou. "É uma unidade estratégica porque está desse lado da ponte, atende uma crescente demanda, já era necessário estarmos com uma estrutura como essa e com certeza a segurança pública estará muito melhor para este lado de Marabá que era muito carente e agora é uma referência para a população", declarou.

Foram entregues equipamentos para as forças de segurança como Repetidoras de Sistema de Rádio de comunicação Digital; Drones e outros
📷 Foram entregues equipamentos para as forças de segurança como Repetidoras de Sistema de Rádio de comunicação Digital; Drones e outros |Luan James/RBATV

O espaço proporcionará melhores condições de trabalho aos agentes de segurança pública e reunirá serviços de qualidade com infraestrutura adequada, que alcançarão mais de 70 mil habitantes da área, garantindo a segurança pública e a paz social.

Durante a entrega da unidade, também foram entregues equipamentos para as forças de segurança como Repetidoras de Sistema de Rádio de comunicação Digital; Drones, Laptops e Sopradores de ar, que vão reforçar todas as ações da segurança pública nos municípios do sudeste do Pará.

Participaram do ato, o governador do Pará, Helder Barbalho; o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado; o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior; o delegado-geral, Walter Resende; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel Hayman Apolo; e o diretor da Polícia Científica, Celso Mascarenhas, além de autoridades municipais da área da segurança pública e da mineradora Vale.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E CIDADANIA

O governador Helder Barbalho deu uma missão importante para a nova Unidade de Segurança Pública: diminuir os índices de violência doméstica e violência contra a mulher em Marabá. "Não podemos mais tolerar o município de Marabá viver o que vivenciados a todo momento, é de prioridade trabalhar para que essa situação diminua a acabe de vez", declarou.

Para isso, uma viatura da Polícia Militar cor de rosa, trabalhará exclusivamente com a Deam e outras entidades para atender somente a esses casos.

Na ocasião o governador Helder Barbalho cobrou celeridade na apuração com o fim de diminuir os casos de violência doméstica em Marabá
📷 Na ocasião o governador Helder Barbalho cobrou celeridade na apuração com o fim de diminuir os casos de violência doméstica em Marabá |Luan James/RBATV

Além disso o governador enfatizou que o local é para atender a população, dando prioridade para o relacionamento entre polícia e comunidade. "Já quero na próxima segunda uma ação de emissão de RG aqui, aqui é para atender a população, a população precisa vir aqui e ser atendida", declarou o governador do Pará. (Com apoio de Elioenay Brasil, Luan James e Elvan do Vale)

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias