DOL Carajás
Cidades / Marabá
NOVOS MUNICÍPIOS

Alepa aprova plebiscito de criação de Paraguatins 

Caso seja aprovado, Morada Nova e São Félix, deixam de pertencer a Marabá

terça-feira, 10/05/2022, 16:45 - Atualizado em 10/05/2022, 18:09 - Autor: Alessandra Gonçalves

Google News

Município de Paraguatins seria composto pelos Núcleos de São Félix e Morada Nova
Município de Paraguatins seria composto pelos Núcleos de São Félix e Morada Nova | Drone RBA

Morada Nova e São Félix são núcleos urbanos de Marabá, sendo componentes do distrito-sede marabaense. Dentre os núcleos urbanos do município, são os que se localizam do outro lado do rio Tocantins, estando mais distante da centralidade geoeconômica da cidade de Marabá. 

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou por unanimidade em sessão realizada na manhã desta terça-feira (10) o Decreto Legislativo que autoriza consulta plebiscitária de criação do Município de Paraguatins, que abrange Morada Nova e São Félix.  

Na Audiência Pública também foi debatida a criação de outros seis distritos: Rio Preto do Carajás / Marabá; Lago Grande do Curuai/Santarém; Vitória da Conquista/Novo Repartimento; Fernandes Belo / Vizeu; Ladeira Vermelha / São Félix e Taboca / São Félix do Xingu.

 

BR-222 corta os Núcleos de São Félix e Morada Nova
BR-222 corta os Núcleos de São Félix e Morada Nova | Drone RBA
 

Moradora de Morada Nova, em Marabá, Haidê de Farias de Sena, 61 anos, acompanhou a votação pessoalmente na Casa de Leis e após o resultado comemorou. “Eu não tenho nem palavras porque foi uma luta tão antiga, 23 anos de luta, duas vezes a lei foi vetada, estamos muito felizes”, comemorou.

Haidê de Farias esteve acompanhada de uma comissão de vereadores e adianta que nesta quarta-feira (11) sentará com a comissão para decidir os próximos passos a serem tomados. 

O plebiscito vai ouvir toda população dos "municípios mães", para definir a criação ou não, de cada um. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não tem prazo para definir o plebiscito, mas a expectativa é que seja realizado junto com as eleições deste ano.

Veja também:

Vale e Sinobras assinam compromisso para aciaria em Marabá

Campanha visa reduzir número de acidentes de trânsito

Nome 

O nome "Paraguatins" vem da fusão dos topônimos Pará, Araguaia e Tocantins. Não há um significado próprio, mas grosso modo pode ser entendido como "ave do grande rio sinuoso".




Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS