plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOVOS MUNICÍPIOS

Alepa aprova plebiscito de criação de Paraguatins 

Caso seja aprovado, Morada Nova e São Félix, deixam de pertencer a Marabá

Imagem ilustrativa da notícia Alepa aprova plebiscito de criação de Paraguatins  camera Município de Paraguatins seria composto pelos Núcleos de São Félix e Morada Nova | Drone RBA

Morada Nova e São Félix são núcleos urbanos de Marabá, sendo componentes do distrito-sede marabaense. Dentre os núcleos urbanos do município, são os que se localizam do outro lado do rio Tocantins, estando mais distante da centralidade geoeconômica da cidade de Marabá.

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou por unanimidade em sessão realizada na manhã desta terça-feira (10) o Decreto Legislativo que autoriza consulta plebiscitária de criação do Município de Paraguatins, que abrange Morada Nova e São Félix.

Na Audiência Pública também foi debatida a criação de outros seis distritos: Rio Preto do Carajás / Marabá; Lago Grande do Curuai/Santarém; Vitória da Conquista/Novo Repartimento; Fernandes Belo / Vizeu; Ladeira Vermelha / São Félix e Taboca / São Félix do Xingu.

BR-222 corta os Núcleos de São Félix e Morada Nova
📷 BR-222 corta os Núcleos de São Félix e Morada Nova |Drone RBA

Moradora de Morada Nova, em Marabá, Haidê de Farias de Sena, 61 anos, acompanhou a votação pessoalmente na Casa de Leis e após o resultado comemorou. “Eu não tenho nem palavras porque foi uma luta tão antiga, 23 anos de luta, duas vezes a lei foi vetada, estamos muito felizes”, comemorou.

Haidê de Farias esteve acompanhada de uma comissão de vereadores e adianta que nesta quarta-feira (11) sentará com a comissão para decidir os próximos passos a serem tomados.

O plebiscito vai ouvir toda população dos "municípios mães", para definir a criação ou não, de cada um. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não tem prazo para definir o plebiscito, mas a expectativa é que seja realizado junto com as eleições deste ano.

Veja também:

Vale e Sinobras assinam compromisso para aciaria em Marabá

Campanha visa reduzir número de acidentes de trânsito

Nome

O nome "Paraguatins" vem da fusão dos topônimos Pará, Araguaia e Tocantins. Não há um significado próprio, mas grosso modo pode ser entendido como "ave do grande rio sinuoso".

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias