O número de marabaenses vacinados com a terceira contra a Covid-19 está muito aquém do esperado. Até esta segunda-feira (4) apenas 14,83% dos moradores adultos da cidade tomaram a terceira dose, um número bem abaixo do ideal, principalmente por conta de divulgação do aumento de contaminação pelo novo coronavírus em todo o Brasil.
Até o momento, segundo o Vacinômetro, da Secretaria Estadual de Saúde, Sespa, Marabá já recebeu 397.107 doses de vacinas para uma população estimada de 259.236. Tomaram a primeira dose, 191.296, ou 73,79% dos marabaenses.
Tomaram a segunda dose, 134.425, ou 51,85% da população local e a terceira dose, somente 38.446 tomaram, apenas 14,83% dos moradores de Marabá. A cobertura vacinal em Marabá soma apenas 52,10%.
Esses números preocupam porque de acordo com a Info Tracker, plataforma de monitoramento da pandemia da Universidade de São Paulo (USP), seis em casa dez mortos e internados pela doença entre março e junho deste ano, não tomaram a terceira dose da vacina.
“Em relação a nossa expectativa de 256 mil habitante, hoje praticamente estamos na faixa de 182 mil vacinados com a primeira dose. Para a segunda dose, nós estamos com uma diferença de 50 mil pessoas que não completaram o esquema primário. Hoje nós estamos apenas com 34 mil e poucas pessoas vacinadas com terceira dose. E a quarta dose praticamente ainda mais baixa. 4 mil pessoas”, explica Fernando Gomes, coordenador de Imunização da SMS.
Veja também!
Números de contaminados e mortos por Covid voltam a subir
Marabaenses a partir de 40 anos já podem tomar 4ª dose
Vídeo: morre o criador do meme "Me dê Papai!"
“A gente tem que fazer um chamamento à população em relação à necessidade desse reforço da terceira dose. Muitos da nossa população veem que está tudo tranquilo, todo mundo sem máscara, convivendo de uma forma mais sociável, no entanto a gente tem que lembrar que o Covid ainda está circulante. Nós ainda precisamos trabalhar a prevenção e é necessário a gente tomar a terceira dose”, pontua a secretária.
Lembrando que as três primeiras doses estão liberadas para todas as pessoas com mais de 12 anos, enquanto a quarta dose já está disponível para as pessoas que tenham mais de 40 anos.
Todas as unidades básicas de saúde dispõem dos imunizantes. Basta a pessoa se dirigir a uma UBS e apresentar a carteira de vacinação juntamente com o cartão SUS.
Nesse sentido, a atenção básica tem papel importante na busca por essas pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal.
Sheila Macêdo, diretora da Atenção Básica, explica que uma das formas de alcançar um maior público é a vacinação nas escolas e outras ações de atuação do departamento.
“Desenvolvemos também ações dentro do shopping, no festejo junino que ocorreu lá. Na próxima semana estaremos no período de férias, vacinando também no shopping, além das unidades básicas de saúde que também estão vacinando o público de uma forma geral”, informa a diretora.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar