
O consumismo é um grande vilão contra o meio ambiente. Garrafas pet, latinhas de cervejas e refrigerantes, sacos plásticos e todo tipo de resíduo produzido ou deixado pelas pessoas no meio ambiente pode resultar em problemas sérios como contaminação dos rios, das florestas e afetar o convívio com animais silvestres.
Por isso, nesse período de verão amazônico, em que famílias e turistas procuram as praias e balneários paraenses, é muito importante propor e executar ações que protejam o meio ambiente, como recolhimento do lixo pessoal, além de motivar os prestadores de serviços a executarem boas práticas.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma), por meio do Departamento de Educação Ambiental (Dea), e a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) realizam durante o mês de julho, o concurso “Praia linda é praia limpa” que tem como objetivo sensibilizar donos de barracas de alimentos e bebidas, barqueiros, rabeteiros, turistas e a população, em relação aos cuidados com a limpeza da praia. As inscrições seguem até esta quinta-feira, dia 7.

O concurso é dividido em três categorias: donos de barracas, barqueiros e rabeteiros. Cada participante cadastrado receberá um QR Code que será afixado em seu local de trabalho. Escaneando o QR Code pelo aparelho celular, os banhistas e turistas terão acesso a um questionário a respeito do serviço, onde serão atribuídas notas.
Além disso, uma outra parte da avaliação será realizada por técnicos da Semma e Semtur, Instituto Nacional de Defesa Ecológica e Vigilância Ambiental (Indeva) e Batalhão de Força Nacional Pré-militar no Estado do Pará (BPRM).
Entre os itens analisados nos serviços estão questões relacionadas ao cuidado com o meio ambiente, segurança, criatividade do empreendimento e qualidade do atendimento ao cliente.
Veja também!
Internet móvel 5G começa a operar no Brasil nesta quarta
Eletronorte e autoridades discutem segurança de barragem
Mulher tem sobrenome trocado por ‘vagabunda’ em cartão
“Nós sabemos que é muito importante a população estar presente nessa campanha porque nós queremos que você avalie as pessoas que trabalham na praia, o serviço que tem na praia. Então, nós vamos entrar com essa proposta que é você, o veranista, o turista que vai avaliar o serviço. Você vai dizer para gente qual é o melhor, o que você está achando. O mais legal é que vamos ter uma inovação tecnológica. É muito legal que a gente não vai utilizar papel que é exatamente a questão do turismo sustentável”, pontua Isis Mourão, coordenadora de turismo da Semtur.

Os três primeiros mais bem avaliados de cada categoria receberão prêmios que ajudarão na performance de seus trabalhos como jogos de mesa, coletes salva-vidas, freezer horizontal, liquidificador, fritadeira, caixa térmica e outros itens.
Além disso, um motor de popa será o prêmio especial para a categoria de transportes de travessia que será decidido entre o primeiro lugar entre os barqueiros e o primeiro lugar entre os rabeteiros.
A inscrição segue até o dia 7 de julho, das 9h às 13h, na sede da Semtur. Até o momento, 12 donos de barracas, 16 rabeteiros e três barqueiros já se inscreveram. A premiação ocorrerá no dia 6 de agosto.
Eco Verão
O concurso faz parte da programação do programa Eco Verão da Semma que terá também em sua programação a distribuição de sacolas biodegradáveis na praia. Aos finais de semana, serão entregues aos banhistas e durante a semana aos barqueiros, rabeteiros e garçons que trabalham nas barracas.
O projeto Eco Verão foi desenvolvido para ser executado durante o mês de julho para sensibilizar a população a respeito do lixo na praia.

“As pessoas podem cooperar pegando sua sacola, trazendo seu lixo de volta e o que for reciclável podem entregar na nossa barraca, até às 14h vamos estar lá. Vamos tentar sensibilizar, ver se evitam jogar lixo na praia porque quando você joga o lixo na praia, você suja o meio ambiente, você suja o seu espaço de lazer. Então, vamos ter mais consciência, vamos recolher nosso lixo, vamos trazer nosso lixo de volta para a cidade para o gari pegar. Um ambiente mais limpo, uma praia mais limpa fica mais bonita. É melhor para você curtir seu lazer”, destaca a coordenadora do DEA, Socorro Medeiros.
Aos domingos, no ponto da Semma na praia, qualquer pessoa que apresentar 30 unidades de garrafas pet ou latinhas poderá trocar por um brinquedo. Todo o material recolhido será vendido e o dinheiro arrecadado será doado ao projeto Eco Pet, de uma faculdade particular. O objetivo é a doação de ração e a realização de cirurgias de castração de animais domésticos. Toda a programação inicia no sábado, dia 9 de julho.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar