A cavalgada ruralista reúne centenas de cavaleiros e amazonas das principais fazendas, sítios e ranchos do interior do Brasil. A cavalgada é uma manifestação cultural em forma de passeio, realizada por grupos de cavaleiros e amazonas, entre crianças e idosos. Uma cavalgada pode ser realizada por motivos religiosos, cívicos, diversão, esporte, ou associação de duas ou mais dessas atividades. Esse hábito é realizado por pessoas em todo o Brasil.
Em Marabá no sudeste paraense, aconteceu na manhã deste domingo (17), a tradicional cavalgada após dois anos sem acontecer por conta da pandemia da Covid-19. A festa é por conta da abertura da 34ª edição da Exposição Agropecuária de Marabá, a Expoama. A feira já é tradicional na região sudeste do Pará onde a força do agronegócio é um dos principais pilares da economia local e do estado, afinal é aí que se tem os maiores rebanhos do estado e do Brasil.
O Pará possui 22.267.207 milhões de cabeças de bovinos, ocupando o terceiro lugar no ranking nacional, segundo dados do IBGE 2020. O crescimento foi de 6,3% e os números só fazem crescer. O município de São Félix do Xingu, nesta região possui atualmente o maio rebanho de gado do Brasil: 2,4 milhões de cabeças e alta de 5,4%, no ano. Marabá já é o terceiro maior produtor com 1.424.418 cabeças, segundo a Adepará.
Por isso, realizar uma festa como a Expoama gera expectativa, principalmente para o agronegócio. A última feira, realizada em 2019, gerou mais de R$ 35 milhões em negócios.
A cavalgada em Marabá tem concentração das comitivas na BR-230 (Transamazônica) próximo ao aeroporto João Correa da Rocha no núcleo Cidade Nova e vai pela rodovia até o parque de exposições local. São 12 quilômetros cortando a principal rodovia da cidade, entrando pela Nova Marabá, indo pela BR-155 até o parque de exposições.
Veja também!
Expoama volta com cavalgada no domingo e cinco dias de feira
Motociclista de 63 anos morre em curva perigosa
Vídeo: câmera flagra policial matando adolescente no Paraná
Para esta cavalgada e feira, o Ministério Público Estadual expediu recomendações tanto quanto para a presença de crianças e adolescentes na feira, quanto na cavalgada em si, visando a proteção dos animais.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, SPRM, Ricardo Guimarães, muitos jovens estão participando do evento, o que mostra que a nova geração também está engajada e sabe da importância do agronegócio para as famílias e para Marabá. "Estamos vendo a presença de muitos jovens e isso é muito bom", disse.
Além disso, ele explica que a mudança da cavalgada para o domingo (geralmente a cavalgada era aos sábados), é para atender uma antiga demanda dos comerciantes locais, que pediam a realização do evento em um dia neutro para aumentar a participação. "Parceiros comerciais e sindicatos de outras cidades reclamavam que não podiam participar por ser no sábado, e aí passamos este ano para o domingo, com dois dias para descanso, e aí na quarta a Expoama começa no parque de exposições", salientou.
O governador do estado Helder Barbalho também participou da cavalgada junto com a primeira dama, Daniela Barbalho.
A 34ª Expoama em Marabá começa na quarta-feira (20) e vai até domingo (24) com shows, rodeios, exposições, e tudo sobre o agronegócio paraense, um dos mais fortes do Brasil.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar