Instalado em 19 de agosto, deste ano, na Vila São José, no Km 8 da BR-230, em Marabá, o 1º Batalhão de Polícia Rural do Pará (1º BPR) da Polícia Militar avança na proteção da sociedade frente a conflitos agrários nas regiões sul e sudeste paraenses.
No primeiro mês de atuação, as operações compreenderam a identificação e a classificação de propriedades rurais para facilitar o trabalho da polícia em caso de ocorrências. Além disso, o BPR realizou reuniões comunitárias e apoio à segurança em eventos.
Comandante do 1º BPR, o tenente-coronel PM Oeiras explica que as áreas prioritárias tinham registro de ocorrências de roubos de veículos e de equipamentos nas propriedades. “Estamos sendo bem recebidos pelas comunidades e a criminalidade reduziu. Estamos na perspectiva de avançar, em outubro, a municípios vizinhos como Itupiranga, São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Abel Figueiredo, Rondon do Pará, Eldorado dos Carajás, Curionópolis e Paraupebas”, afirmou o comandante.
A região do Sororó, de acordo com o tenente-coronel PM Oeiras, foi o laboratório para as ações do 1º BPR. Entre as etapas do levantamento estão o cadastramento, inclusão no banco de dados e o emplacamento da propriedade. “Cada uma terá um número que colabora para agilizar em uma situação que necessite de deslocamento de uma guarnição, tendo em vista que haverá o cadastro das informações de valor e localização da área”, acrescenta o comandante.
Para realizar tais atividades, o Batalhão conta com uma equipe especializada e treinada de policiais militares, aprovados no curso de Patrulha Rural Georreferenciada, no município de Santa Izabel do Pará, além de contar com uma estrutura equipada para as demandas da região.
“Minha fazenda sofreu com casos de devastação, roubo de gado, cerca queimada, arame cortado. Então a gente agradece muito a participação do Batalhão Rural na nossa região, para somar com a nossa população para termos mais segurança”, afirmou Helmo Oliveira, gerente de uma fazenda em Marabá, sudeste estadual.
O banco de dados criado pelo Batalhão permitirá também melhor planejamento das ações de policiamento comunitário rural, com distribuição das equipes nas extensas áreas. Além do Sororó, as Vilas União e Itainópolis receberam as atividades de cadastramento, georreferenciamento de propriedades, reuniões, palestras, visitas, rondas e abordagens.
Na Vila São José, que abriga a sede da unidade, são realizadas diariamente as operações de saturações com abordagens e rondas em pontos estratégicos com o objetivo de prevenir e coibir a práticas delituosas.
Veja também:
Vídeo: bandidos explodem e assaltam carro-forte em Marabá
Vídeo: PM deflagra operação na zona rural de Marabá
Subordinado ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), o 1° BPR também recebeu solicitações de apoio em eventos na área de atuação, como foi o caso do aniversário do PA Lajedo com a cavalgada ruralista, que reuniu centenas de pessoas. Também deu apoio na região da associação dos ribeirinhos do Lago dos Macacos, com o objetivo de garantir a segurança dos presentes em reunião dos moradores com entidades públicas.
Números do primeiro mês de atuação do 1º BPR
- 90 propriedades cadastradas;
- 27 propriedades emplacadas;
- 3 operações e uma prisão;
- 107 boletins de atendimento policial.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar