Uma solenidade na noite desta quinta-feira (12) marcou a formatura do 3º ano do Ensino Médio de 132 alunos do Colégio Militar Rio Tocantins (CMRio), em Marabá, sudeste do estado. O evento ocorreu no auditório da Universidade Anhanguera e contou com a presença do comandante do CPR II, coronel Dayvid Lima; do secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto; corpo docente da escola e outras lideranças militares.
“Estudo na escola desde o nono ano. Fiz o ensino médio todo na escola e o que sinto agora é gratidão por tudo que aconteceu. A Escola CMRio é uma das melhores escolas de ensino da cidade”, comenta a estudante Raquel Vitória que pensa em cursar Direito.
Sua mãe, Silvana Soeiro, conta que essa é a segunda filha concluindo o ensino médio na escola e que sente a diferença da qualidade do ensino na vida dos filhos. “Não tem como explicar o sentimento. Uma satisfação que não tem preço. O aprendizado tem feito muita diferença. A gente vê o empenho da escola para que eles evoluam”, complementa.
Bastante emocionado, o vice-prefeito Luciano Lopes Dias, escolhido como padrinho da turma, ressalta a importância de participar da história do CMRio. “Um misto de alegria, prazer e muita emoção de estar aqui. Uma nova etapa vencida na vida dos alunos e temos um orgulho muito grande de participar dessa história”.
Ele relembra que a escola é uma referência para o Estado do Pará. “Uma escola que é exemplo de ensino de qualidade no Brasil, com comprometimento dos professores. O município tem participado integralmente das realizações da escola com o apoio da Polícia Militar e do Governo do Estado. Para mim, particularmente, é um orgulho que só agradeço a Deus, aos professores e aos alunos”, conclui.
Veja também:
Covid-19 não acabou e Marabá continua campanha de vacinação
Oferta e efetivação de empregos em Marabá aumentaram 49%
Coronel Dayvid Sara Lima lembra que a escola foi a pioneira no Estado, que hoje já conta com outras 9 escolas do tipo. “A escola é pioneira e proporcionou com seu ensino e resultados no Ideb a criação de outras escolas no Pará. Hoje temos 10 e o propósito é aumentar cada vez mais devido ao resultado obtido. É uma experiência que deu certo”, reforça.
A Escola CMRio é um projeto compartilhado entre Estado e Município que tem conseguido bons resultados como destaque na XXIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A escola possui vários projetos diferentes e no início do ano os alunos escolhem qual projeto querem participar. Os projetos vão desde robótica até esporte ou música.
O secretário regional do governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, destaca o sucesso da parceria. “A escola CMRio é um projeto compartilhado entre Estado e Município, que tem sido um parceiro fantástico na condução do projeto. Essa parceria que vem dando certo ajuda bastante o desenvolvimento cultural, educacional e social do município de Marabá”, pontua.
Mudanças sociais foram sentidas pela promotora Alexandra Mardegan que também prestigiou a cerimônia.
“Fiquei feliz de ver um número expressivo de adolescentes e jovens e ver a diferença que a escola fez na vida, não só dos adolescentes, mas na transformação da realidade do entorno da Folha 12, onde está localizada a escola. A conclusão é que podemos sim acreditar que a educação é a base e transforma vidas. Isso aqui é um exemplo disso”, comemora.
Agora os alunos esperam o resultado do próximo Enem e a aposta da diretora Elzivan Machado é que os números serão positivos. “Daqui a pouco sai o resultado do Enem e acreditamos que será um novo sucesso, como tem sido. A gente cuida, entende a parte emocional. Brincamos que carregamos o terceiro ano no colo. Uma turma que cuidamos do início até o final. Muito gratificante e emocionante vê-los na felicidade que estão hoje. A felicidade deles é a nossa”, conclui.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar