plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CANAÃ, MARABÁ E PARAUAPEBAS

Municípios tem boa geração de empregos, mas saldo é negativo

Dados divulgados nesta terça-feira (31) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, apontam muitas contratações, mas também muitas demissões em dezembro

Imagem ilustrativa da notícia Municípios tem boa geração de empregos, mas saldo é negativo camera Empregos temporárias para as festas de final de ano explicam a demanda de empregos em dezembro | Pedro Guerreiro/Ag. Pará

Os municípios do sudeste paraense mais uma vez figuraram entre os maiores geradores de emprego do Pará, desta vez no mês de dezembro de 2022. Canaã dos Carajás, Marabá e Parauapebas geraram, juntos, 4.608 vagas de emprego em dezembro de 2022. Estes municípios ficaram em terceira (Parauapebas), quarta (Marabá) e quinta (Canaã dos Carajás), colocação no ranking geral do estado do Pará. Os campeões foram Belém (7.123) e Ananindeua (2.347).

Parauapebas gerou 2.340 vagas em dezembro, Marabá gerou 1.174 e Canaã dos Carajás, 1.094.

Os dados foram divulgados pelo relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, órgão do Ministério do Trabalho que acompanha a evolução do emprego e desemprego no Brasil.

Apesar do número alto de contratações neste municípios, o número de desligamentos também foi alto, resultando em saldo negativo na apuração do Caged. Por exemplo, Marabá teve 1.905 demissões em dezembro, o que resultou em um saldo negativo de -731. Parauapebas demitiu 3.231, resultando em saldo negativo de -891 e Canaã dos Carajás, desligou 1.327, com saldo negativo de -233.

Esse comportamento se dá, principalmente, por conta das contratações temporárias no comércio para as festas de final de ano. A ação minerária nestes municípios, além da expectativa da construção de novas pontes em Marabá, expansão do projeto Tecnored, e da implantação da nova aciaria no Distrito Industrial, devem resultar em saldos positivos ainda no primeiro semestre de 2023.

Veja também:

Empatia e humanização para mamães que estão com bebês na UTI

Mulher com passagem pela polícia é presa por tráfico

Empresários de Marabá participam de workshop

Belém também teve muitos desligamentos, com saldo negativo de -1.541 e -1.142 respectivamente.

NO PARÁ

O Estado do Pará apresentou balanço positivo no saldo entre demissões e contratações com carteira assinada em 2022. Entre os meses de janeiro e dezembro foram gerados 32 mil postos de trabalho formais. Os dados foram divulgados ontem (31) pelo Departamento intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), e fazem parte de um estudo realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), baseado em informações do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.

Expectativa do setor de construção civil e mineração devem aquecer as vagas de empregos  na região de Carajás
📷 Expectativa do setor de construção civil e mineração devem aquecer as vagas de empregos na região de Carajás |Ag. Pará

De acordo com o estudo, as áreas que mais contribuíram para a geração de postos de trabalho estão ligadas diretamente aos setores de Serviços, Comércio, Indústria e Agropecuária. No comparativo entre os meses de janeiro a dezembro, o setor de Serviços foi o que mais gerou empregos com carteira assinada – total de 17.788. O Comércio ficou em segundo lugar, com a geração de 9.429 empregos.

EMPREGO NO BRASIL

O Brasil fechou dezembro do ano passado com saldo negativo de 431.011 empregos com carteira assinada.

O saldo do mês passado foi resultado de 1 milhão, 382 mil, 923 contratações e 1 milhão, 813 mil, 934 desligamentos.

Já o estoque total de trabalhadores celetistas recuou em 1% em dezembro, contabilizando 42 milhões, 716 mil e 337. No acumulado de 2022, foi registrado saldo de mais de 2 milhões de empregos.

As maiores perdas ocorreram no setor de Serviços. Na sequência, vem o setor da Indústria Geral, com destaque para a Indústria de Transformação. Construção, Agropecuária e Comércio também tiveram queda de postos de trabalho. (Com informações de Agência Pará e Agência Brasil)

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias