plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
COMEÇOU HOJE (27)

Saiba quem deve tomar a vacina bivalente contra Covid-19!  

Os imunizantes bivalentes oferecem uma proteção extra contra a ômicron e subvariantes do novo coronavírus

Imagem ilustrativa da notícia Saiba quem deve tomar a vacina bivalente contra Covid-19!   camera Os imunizantes bivalentes oferecem uma proteção extra contra a ômicron e subvariantes da Covid-19 | Reprodução

Começou a ser aplicada nesta segunda-feira (27) a versão bivalente da vacina da Pfizer contra a covid-19 em Marabá, sudeste do estado. Haverá atendimento em todas as unidades básicas de saúde, com funcionamento das 8h às 17h.

A primeira fase da vacinação com a Pfizer bivalente no município será exclusiva para quem tem mais de 70 anos, pessoas em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e os trabalhadores dessas instituições e imunocomprometidos a partir de 12 anos (portadores HIV, Diabete ou Câncer). São aproximadamente 190 mil pessoas do Distrito Federal que se enquadram nesses grupos.

É importante ressaltar que a dose de reforço da Pfizer Bivalente só pode ser aplicada em quem já tomou as duas doses de vacina contra o vírus da Covid-19, com intervalo mínimo de 4 meses da última dose.

O coordenador de imunização da SMS, Fernando Gomes, explica que a cobertura aos demais públicos será divulgada em breve e destaca a importância do imunizante à população.

“É justamente para combater as novas variantes da Covid que estão surgindo. É uma vacina bivalente para fortalecer a imunidade da população e evitar nova variação ou nova pandemia ao nível municipal, estadual e nacional. Portanto, eu convido a toda população marabaense dos grupos prioritários a irem se vacinar nas Unidades”, solicita o coordenador.

Os imunizantes bivalentes oferecem uma proteção extra contra a ômicron e subvariantes da Covid-19. Mesmo assim, as doses monovalentes (1ª e 2ª) também são eficazes e estão disponíveis nas UBS’s para quem ainda não tomou.

Veja também:

Junta de dilatação da ponte danificada preocupa em Marabá

Misses Universo Marabá e Grand Marabá 2023 são coroadas

Documento

Para se vacinar, é necessário levar documento de identificação e, se possível, o cartão de vacina onde constem as doses já recebidas de covid-19. As pessoas imunocomprometidas precisam levar laudo ou relatório médico comprobatório de uma das condições listadas abaixo.

Imunocomprometidos

De acordo com o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 do Ministério da Saúde, entende-se por pessoas imunocomprometidas as que apresentam uma das seguintes condições:

* Pessoas com imunodeficiência primária grave (erros inatos da imunidade)

* Pacientes em quimioterapia para câncer

* Pacientes transplantados de órgãos sólidos ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

* Pessoas vivendo com HIV/Aids

* Pacientes em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, ≥14 dias

* Pacientes em uso de drogas modificadoras da resposta imune

* Pacientes com doenças autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias

* Pacientes em hemodiálise

* Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias