A Defesa Civil Municipal de Marabá no sudeste paraense iniciou a construção de abrigos na entrada da Marabá Pioneira, para as primeiras famílias que já estão sendo desalojadas por conta da cheia do rio Tocantins. O nível do rio amanheceu nesta sexta (17) com 9,88 metros, sendo o nível de alerta com 10 metros. Na tarde o nível chegou a 9,95.
A chuva ainda cai com intensidade em Marabá dando uma trégua apenas na manhã e tarde desta quinta-feira (16) voltando a cair com intensidade na madruga e a manhã toda desta sexta. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Metereologia, Inmet, a previsão é de mais chuva para esta sexta-feira e também no sábado.
As equipes da Defesa Civil do município percorreram na manhã desta quinta-feira (16), as áreas mais baixas do bairro da Velha Marabá. O objetivo era saber quais os pontos já haviam sido atingidos pela enchente, no entanto certificou-se que os locais foram alagados em razão das chuvas das últimas 48 horas.
O Coordenador da Defesa Civil, Marcos Andrade, observou que as áreas foram atingidas por se tratar de locais onde as construções ficam próximas de canais d’água no bairro de Santa Rosa e houve o transbordamento dos canais, atingindo algumas residências.
Veja também:
Defesa Civil monitora áreas atingidas pelas fortes chuvas
Vídeo: asfalto cede e cratera se abre na Marabá Pioneira
Primeiras famílias atingidas por cheia estão sem abrigo
“Ainda não temos áreas impactadas com o alagamento dos rios Tocantins e Itacaiúnas, estamos na margem de alerta, porém não é de emergência", disse Marcos Andrade. "Acontece que o nível do rio subiu muito nas últimas 24 horas e chegamos a ter 154 milímetros de chuva", declarou.
"Foram quase 18 horas de intensa chuva e essa água inundou algumas áreas de Marabá como o Del Cobra, Rua São Pedro e Avenida Marabá, no bairro Santa Rosa, pois com o represamento do rio e a grande quantidade de chuva alagou algumas casas, mas não foi com a subida do rio”, explica Marcos Andrade.
Segundo o coordenador Marcos Andrade, a Sevop já contratou uma empresa para fazer os primeiros abrigos na Praça Paulo Marabá, na entrada da Marabá Pioneira. A empresa encontra-se no local fazendo o mapeamento de onde serão construídos os abrigos para as famílias. Estas famílias não foram atingidas pelas cheias, mas estão sendo retiradas por precaução. (Com apoio de James Oliveira, da RBATV)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar