A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Marabá (Compdec) se prepara para realizar mais uma entrega de kits humanitários para as famílias atingidas pela enchente deste ano. No total serão distribuídos mais de 600 kits para as famílias que estão desalojadas, que estão hospedadas em casa de parentes, familiares ou residências alugadas.
A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira, 24, pelo Coordenador da Defesa Civil, Marcos Andrade, que informou também sobre o procedimento de distribuição dos kits. Segundo ele, há uma equipe no órgão trabalhando especificamente para atender essas famílias.
“A partir desta terça-feira, 25, estaremos entrando em contato com as famílias desalojadas que já estão cadastradas para vir aqui na sede da Defesa Civil buscar o kit humanitário composto pelo kit dormitório e kit higiene. Serão 100 ligações diariamente, mas pedimos que a pessoa compareça apenas se ela recebeu a ligação. Até a próxima sexta-feira, esperamos concluir a entrega dos kits”, informa Marcos.
LEIA TAMBÉM:
+ Cestas básicas e kits humanitários são entregues em abrigos
+ Helder anuncia construção da Usina da Paz em Marabá
O nível do Rio Tocantins amanheceu nesta segunda-feira com 9,73 metros acima do considerado normal. De acordo com a Defesa Civil houve um pequeno acréscimo de 15 centímetros no último final de semana, porém a previsão é de baixa. Muitas áreas já estão sem água e as famílias começaram o retorno para as residências mesmo sem o comunicado oficial da Defesa Civil.
De acordo com Marcos Andrade, foram transferidas 910 famílias para os 14 abrigos oficiais. No entanto, no último levantamento realizado, 657 famílias já haviam deixado os abrigos, e 253 famílias permanecem.
“A orientação é que permaneçam, pois tecnicamente ainda estamos acima da cota de alerta que é de 9,50 metros e ainda não podemos dar o apoio necessário para que as famílias possam voltar com segurança. A previsão é de baixa para os próximos dias”, comunica o coordenador.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar