Marabá já vive a contagem regressiva para mais um Círio de Nossa Senhora de Nazaré que acontece também no município. O Círio de Nazaré é uma das maiores manifestações culturais e religiosas do Pará, tendo como a capital Belém a maior procissão com mais de 3 milhões de pessoas em média.
Em Marabá, a procissão começou a acontecer em 1980, no terceiro domingo do mês de outubro, este ano sendo no dia 15. É a terceira maior procissão do estado, com média de 180 mil pessoas. A segunda é Castanhal, com mais de 200 mil participantes.
Na última segunda-feira (28), a Diocese de Marabá divulgou a programação oficial do 43º Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A reunião foi presidida pelo bispo de Marabá, Dom Vital Corbellini, e da diretoria da festa na secretaria do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré na Folha 16.
Veja também:
Economia cresceu 0,9% no segundo semestre, confirma IBGE
Marido foge da PM e esposa é presa com motocicleta roubada
Defesa diz que acusado de matar venezuelano é inocente
A segurança de devotos durante os eventos que compõem a programação do 43º Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá foi tema de reunião realizada nesta sexta-feira (1º) na sede do 5º Grupamento Bombeiro Militar.
Participaram do encontro o Tenente Coronel Felipe Galúcio, comandante de unidade, Tenente Rodrigues, Tenente Ávila, bombeiros civis, que sempre atuam como força suplementar nas romarias, além do diretor de Segurança da festa, Valter Moraes.
O objetivo da reunião foi discutir a logística de resgate, orientações de segurança para queima de fogos de artifício e suporte antes e durante o Círio. “Nossa principal preocupação é garantir que as romarias aconteçam sem surpresas e que os romeiros consigam acompanhar a berlinda, fazer suas orações com segurança e tranquilidade”, afirmou o diretor.
No próximo dia 12 de setembro, está prevista a realização de uma nova reunião, desta vez, com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu para alinhamento de detalhes no atendimento a demandas de segurança e atendimento aos fiéis durante o Círio. (Com inforamções de Pascom)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar