Marabá já vive o clima de seu 43º Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Iniciou por volta das 8h deste sábado (14) a Romaria Rodoviária, que saiu da Paróquia São Francisco de Assis no núcleo Cidade Nova e vai até a Catedral de Nossa Senhora de Nazaré na Folha 16, Nova Marabá.
A previsão é que a romaria se encerre às 11h30, com a acolhida da imagem por policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar, no palco da Praça Santuário, na Folha 16, onde acontece a bênção aos veículos e motocicletas.
No turno da tarde, a partir das 15h, os devotos participam da Santa Missa realizada no palco da Igreja Santuário. A celebração dá início ao traslado da imagem peregrina até Porto das Mangueiras, de onde a berlinda embarca para percorrer o Rio Tocantins. Neste momento, inicia o Círio Fluvial. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré segue embarcada até o encontro dos rios e retorna à escadaria da Colônia Z30, na Marabá Pioneira, onde recebe as honrarias militares, realizadas por homens do Exército Brasileiro.
Veja também:
Da devoção de uma freira, para a 3ª maior procissão do Pará
Círio das Crianças marca o feriado do dia 12 de outubro
43º Círio de Marabá deve reunir mais de 200 mil pessoas
Após as homenagens, a berlinda segue seu curso percorrendo toda a orla e entra pelas ruas do bairro Francisco Coelho. Paralelamente, o Círio das Artes já estará mobilizando fiéis com programação musical no palco montado em frente ao Museu Municipal Francisco Coelho, na Praça Duque de Caxias. Com a chegada da berlinda ao palco, prevista para 19h30, o público começa a acompanhar a tradicional Missa de Troca do Manto, onde é apresentado o manto oficial do Círio 2023.
Já no domingo, a programação começa cedo, logo às 6h, com Santa Missa realizada no palco na Praça Duque de Caxias. Com o fim da celebração, inicia a principal romaria do Círio de Marabá, que sai da Marabá Pioneira, segue pela Rodovia Transamazônica, passa pelas avenidas VP8, VP7 e VP3, até chegar à Praça Santuário, onde a caminhada de fé termina com celebração da Santa Missa final.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar