As cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas desabrigam centenas de famílias todos os anos em Marabá, sudeste do estado. Pensando nisso, as equipes da Defesa Civil Municipal já realizam os levantamentos de pontos sensíveis às ações da cheia dos rios e estudos a respeito de possíveis locais para a construção dos abrigos, caso seja necessário.
Esse trabalho vai subsidiar as ações do órgão quando o nível dos rios Tocantins e Itacaiúnas subirem.
“Já mapeamos praticamente todos os bairros para saber a quantidade de pessoas que podem ser atingidas, a quantidade de abrigos também que a gente pode construir para, quando as pessoas precisarem, a gente já estar preparado para atender essa demanda”, explica o diretor da Defesa Civil de Marabá, Marcos Andrade.
LEIA TAMBÉM:
- Construção de nova ponte avança em Marabá. Veja imagens!
- Obras da Usina da Paz entram na segunda etapa em Marabá
- MPF ouve comunidades em Marabá sobre Pedral do Lourenço
No próximo dia 7 de dezembro, a Defesa Civil Municipal realizará uma reunião com líderes comunitários para que a equipe da Operação Enchente 2024 tenha conhecimento das demandas das famílias que poderão ser atingidas com a cheia dos rios.
A programação acontecerá no auditório da Casa dos Conselhos, na Agrópolis do Incra, das 8h às 18h, e será em parceria com o projeto Redes de Cidadania, da Associação Cidade Escola Aprendiz (de São Paulo), que visa fortalecer parcerias no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Ainda no mês de dezembro, a equipe do órgão participará, em Belém, de uma reunião com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), a respeito do fenômeno natural El Niño e possíveis impactos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar