Na manhã desta quarta-feira (22), o nível do Rio Tocantins em Marabá registrou 8,60 metros acima do nível normal, um aumento de 12 centímetros nas últimas 24 horas. A Defesa Civil do município segue em alerta, monitorando a situação, já que, conforme os protocolos da coordenação, o aumento do nível pode causar alagamentos e afetar as famílias ribeirinhas.
De acordo com a Defesa Civil, a situação se torna crítica quando o rio atinge 9 metros, um nível que pode levar ao desabrigamento de cerca de 400 famílias em Marabá. A cidade já conta com 35 pontos de alagamentos afetados pelos rios Tocantins e Itacaiunas. Em resposta, pelo menos 16 locais foram identificados para abrigar famílias em caso de necessidade.
A coordenadora da Defesa Civil local reiterou que um sistema de ação já está em funcionamento, pronto para atender rapidamente as vítimas das enchentes. Em caso de necessidade, as equipes de resgate, além de fornecer abrigos, irão garantir assistência emergencial à população atingida.
Veja também:
- Lexa é internada após diagnóstico de pré-eclâmpsia
- Vídeo: Caminhonete furtada é recuperada em área rural
- Nível do rio Tocantins em Marabá é registrado em 8,48 metros
Embora o nível de alerta esteja em vigor, ainda não há registros de danos materiais ou humanos causados pelas enchentes. A Defesa Civil reforça que a população deve seguir as orientações e se manter informada sobre os novos boletins do nível do rio. (Com informações de Edinaldo Susa).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar