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MUTIRÃO "LIMPA NOME"

Procon realiza mutirão de renegociação de dívidas em Marabá

Nos dias 17 e 18 de março, consumidores poderão negociar pendências financeiras no Partage Shopping com condições especiais.

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Imagem ilustrativa da notícia Procon realiza mutirão de renegociação de dívidas em Marabá camera Procon conta com a participação de diversas instituições financeiras, como bancos, Cosanpa e Equatorial Energia, além de representantes do Ministério Público. | (Reprodução / RBATV)

Nesta segunda-feira (17), em aluão ao Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, o Procon Marabá, em parceria com o Partage Shopping, promove um mutirão de renegociação de dívidas, com o objetivo de oferecer aos consumidores uma chance de regularizar suas pendências financeiras e retomar o acesso ao crédito.

Durante os dois dias de ação, que ocorrem no Partage Shopping, das 10h às 16h, nos dias 17 e 18 de março, o Procon conta com a participação de diversas instituições financeiras, como bancos, Cosanpa e Equatorial Energia, além de representantes do Ministério Público.

A coordenadora do Procon Marabá, Zélia Lopes, explicou a importância da ação.
📷 A coordenadora do Procon Marabá, Zélia Lopes, explicou a importância da ação. |(Reprodução / RBATV)

A coordenadora do Procon Marabá, Zélia Lopes, explicou a importância da ação, destacando que “o objetivo é limpar o nome do consumidor e oferecer uma proposta para reduzir juros e multas das dívidas, reincluindo o consumidor ao mercado, já que ele está fora devido à restrição de crédito.”

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O mutirão foi uma excelente oportunidade para aqueles que estavam com dívidas no cheque especial, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos. O evento tem como um de seus maiores objetivos reduzir os juros abusivos, ajudando os consumidores a regularizar sua situação financeira. Zélia ressaltou que, em alguns casos, as dívidas foram renegociadas de forma significativa, como o exemplo de uma dívida de R$ 15 mil que foi reduzida para R$ 3 mil.

Além da renegociação de dívidas, o evento também teve um caráter educativo, aproveitando a data do Dia do Consumidor para conscientizar a população sobre os direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Zélia Lopes listou cinco direitos fundamentais que todo consumidor deve conhecer:

  • Proteção à segurança e à saúde: Produtos com defeitos que coloquem em risco a saúde devem ser denunciados.
  • Direito à informação: Os preços devem ser visíveis e claros para o consumidor.
  • Atendimento respeitoso: O consumidor tem direito a um atendimento digno e pode denunciar desrespeito.
  • Reclamação de valores indevidos: Nenhuma cobrança incorreta, por menor que seja, deve ser feita.
  • Direito à garantia e assistência: Produtos e serviços têm prazos de garantia, mesmo que não especificados pelo fornecedor.

Além de Zélia, a promotora do consumidor no Ministério Público do Estado do Pará, Maiana Queiroz, destacou a importância do evento. "É um evento essencial para a promoção de inclusão social e garantia da dignidade da pessoa, permitindo que aqueles que estão superendividados possam renegociar suas dívidas e voltar a ter acesso a crédito."

Depoimentos:

Denilson Farias dos Santos, aposentado e participante do mutirão, compartilhou sua experiência: "É uma boa oportunidade, eu vim aqui para negociar minhas dívidas. Quero ver se consigo reduzir os juros, porque estão muito altos. Meu nome está bem sujo e estou buscando uma chance de pagar."

Durante os dois dias de ação, que ocorrem no Partage Shopping, das 10h às 16h, nos dias 17 e 18 de março, os consumidores puderam renegociar suas dívidas.
📷 Durante os dois dias de ação, que ocorrem no Partage Shopping, das 10h às 16h, nos dias 17 e 18 de março, os consumidores puderam renegociar suas dívidas. |(Reprodução / RBATV)

Maiana Queiroz também destacou a relevância da ação, afirmando que eventos como esse são fundamentais para proporcionar o mínimo existencial aos consumidores. "Esse evento é importantíssimo para ajudar aqueles que estão com dívidas a negociar com os credores e retomar a dignidade."

O mutirão de renegociação de dívidas "Limpa Nome" foi um sucesso, e os marabaenses que não conseguiram atendimento no evento poderão continuar a receber apoio do Procon durante o mês de março. Para participar de futuras edições, os consumidores devem levar documentos pessoais, comprovante de endereço e um histórico da dívida.

Essa ação é mais uma medida do Procon Marabá para garantir os direitos dos consumidores e promover um ambiente mais justo e acessível para todos.

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