
Teve início na manhã desta terça-feira (08), em Marabá, a nova turma do Curso de Adaptação e Graduação de Sargentos (CGS) da Polícia Militar do Pará. A formação é voltada a cabos promovidos recentemente à graduação de 3º sargento e faz parte da grade curricular obrigatória para progressão na carreira.
Segundo o comandante do Comando de Policiamento Regional II (CPR II), coronel Batista, a capacitação reforça conhecimentos fundamentais para o exercício da atividade policial. “O curso fortalece o domínio sobre legislação, doutrina policial, abordagens e gerenciamento de crises, além de preparar o militar para ocorrências mais sensíveis. Um policial capacitado presta um serviço mais qualificado à sociedade, preservando vidas e respeitando os direitos fundamentais”, afirmou.
Durante o curso, os policiais também terão contato com novas tecnologias, como o uso de armas de menor potencial ofensivo, a exemplo das tasers — dispositivos de condução elétrica que auxiliam em ocorrências com pessoas em estado de surto.
Veja também:
- Ciência recria lobos parecidos com os da série Game of Thrones
- Base militar dá suporte a ação federal no Sudeste do PA
- CBF muda calendário e estreia do Águia de Marabá atrasa
O delegado Vinicius Cardoso, que participou da aula inaugural destacou a importância do conteúdo ministrado. “Estamos abordando temas atuais, como cadeia de custódia, preservação do local de crime e cumprimento da legalidade. É uma importante informação que prepara os militares que vão estar atuando, que eles estão sempre na linha de frente de todo e qualquer crime.”, pontuou.

De acordo com o tenente Willis, supervisor do curso em Marabá, o CGS terá duração de 90 dias, com aulas teóricas e práticas. “Essa formação continuada adapta o sargento às novas responsabilidades e habilita para a próxima promoção, que é a de 2º sargento. Aqui em Marabá, nosso polo conta com 25 alunos da região, que fazem parte de um total de 307 militares distribuídos em polos no interior do estado”, explicou.
Veja o vídeo:
A formação está sendo realizada na sede do 4º Batalhão da PM, onde funciona o polo regional de Marabá. Ao término do curso, os participantes estarão habilitados para assumir funções de maior responsabilidade dentro da corporação. (Com informações de James Oliveira).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar