O Plenário do Senado Federal aprovou na última quarta-feira, 12 de novembro, a indicação do General de Exército Anísio David de Oliveira Júnior para o cargo de ministro vitalício do Superior Tribunal Militar (STM). A nomeação, enviada pela Presidência da República, foi confirmada por ampla maioria, com placar de 53 votos favoráveis e apenas 1 contrário.
Antes de ser submetido à votação no Plenário, o general passou por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O relator da indicação foi o Senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que elogiou a trajetória do militar.
Durante a sessão, Mourão destacou a "liderança, capacidade militar e a forma como sempre tratou pares, superiores e subordinados" do indicado, classificando-o como "um homem de honra". O relator ressaltou que a escolha de Anísio David, o oficial-general mais antigo do Exército, cumpre um rito tradicional dentro das Forças Armadas, onde a antiguidade é valorizada.
Veja também:
- Exército testa ações integradas antes da COP em Belém
- Cidade incentiva crianças à preservação com plantio de árvores
- Marabá participa da COP30 afirmando Compromisso Verde
Vínculo com Marabá
Em seu discurso na cerimônia de posse, o novo ministro relembrou sua passagem pelo estado do Pará. O General Anísio David comandou a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, em Marabá, entre setembro de 2014 e agosto de 2016, logo após ser promovido a General de Brigada.

"Como general de brigada, comandei a vigésima terceira brigada de infantaria de Selva em Marabá, no estado do Pará," destacou. Sua gestão na cidade foi marcada por uma ampla relação com a sociedade civil local. O ministro também mencionou ter gerido orçamentos expressivos em cargos anteriores, como a Subchefia de Estado Maior de Planejamento Estratégico do Exército, o que lhe proporcionou experiência com a alta administração.
“Em seguida, estive à frente da subchefia de Estado Maior que trata de planejamento estratégia do exército. Integrei também o comando de operações terrestres conduzindo a chefia de missão de paz, aviação e Inspetoria Geral das Polícias Militares”
“Foram atribuições que me permitiram gerir orçamentos expressivos, desenvolvendo experiência no trato com a alta administração e na condução de de estratégias para o exército e para as forças auxiliares. O oficial general de brilhante Carreira”, disse em seu discurso.
As Vagas no STM
Juntamente com Anísio David, o Senado aprovou a indicação do General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa para preencher outra vaga no STM. Eles ocuparão as posições deixadas pelos ministros aposentados Marco Antônio de Farias e Odilson Sampaio Benzi.
História
O General Anísio David, natural de Fortaleza (CE), ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1981 e possui mais de 40 anos de carreira, incluindo passagens por comandos estratégicos e formação com bacharelado, mestrado e doutorado em Ciências Militares. Desde 2022, ocupava a chefia do Departamento de Engenharia e Construção do Exército.
O Superior Tribunal Militar (STM) é a instância máxima da Justiça Militar da União e é composto por 15 ministros vitalícios, sendo dez militares e cinco civis.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar