plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CLIMA TENSO

Após mortes, Força Nacional reforça segurança dos Parakanã  

Corpos dos três amigos que estavam desaparecidos foram encontrados na área indígena

Imagem ilustrativa da notícia Após mortes, Força Nacional reforça segurança dos Parakanã   camera Força Nacional de Segurança deverá permanecer com o seu efetivo por mais 15 dias na Terra Indígena Parakanã | Reprodução

A morte de três jovens do município de Novo Repartimento, no sudeste do Pará, deixou um clima tenso na região. Ainda sem a identificação da autoria do crime, a revolta e tristeza tomam conta da população.

Seguindo recomendação da Justiça Federal de Tucuruí, no Pará, a Força Nacional de Segurança deverá permanecer com o seu efetivo por mais 15 dias na Terra Indígena Parakanã, no município de Novo Repartimento.

A Polícia Federal localizou no último sábado (30), no município, os corpos dos três caçadores: Cosmo Ribeiro de Sousa, José Luís da Silva Teixeira e Willian Santos Câmara, que estavam desaparecidos desde o dia 24 de abril.

Segundo o juiz federal Paulo Máximo de Castro Cabacinha, a decisão foi motivada pela revolta que se instaurou na região “tendo em vista o clima iminente de conflito, em razão da comoção no velório” dos caçadores.

A decisão foi motivada pela revolta que se instaurou na região “tendo em vista o clima iminente de conflito"
📷 A decisão foi motivada pela revolta que se instaurou na região “tendo em vista o clima iminente de conflito" |Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Para que a decisão seja cumprida, o juiz também determinou pena de R$ 5 mil caso a Força Nacional não siga as recomendações. “A retirada do efetivo em momento anterior configuraria descumprimento à decisão judicial, e eventualmente crime de desobediência”, disse o magistrado.

Veja também:

Corpos de caçadores são velados em Novo Repartimento

Várias manifestações estão sendo realizadas contra os indígenas Parakanã. A etnia tem sido responsabilizada pela morte dos três caçadores. Funcionários da saúde e da educação foram retirados das aldeias.

Familiares e amigos dos jovens teriam pedido a “extinção” dos indígenas e até convocado “apoio” para fazer justiça. Os Parakanã alegam inocência.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Outras

Leia mais notícias de Outras. Clique aqui!

Últimas Notícias