O Governo do Estado, por meio da Polícia Civil e Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, promoverá a Ação Cidadania Itinerante para emissão de 500 carteiras de identidade nos próximos dias 04, 05 e 06 (domingo, segunda e terça-feira), das 08 às 14 h, no município de São João do Araguaia, distante cerca de 57 quilômetros de Marabá, na região sudeste do Pará.
Os interessados devem apresentar certidão de nascimento, casamento e/ou averbação de divórcio original e cópia, além de duas fotos 3x4 recentes e comprovante de residência. São opcionais os seguintes documentos: CPF, título de eleitor, carteira de habilitação, PIS e carteira de trabalho. A ação é destinada a pessoas maiores de 14 anos. Menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis com os documentos.
No domingo (04), a ação será realizada na Escola Francisco Batista Filho, na Vila José Martins Ferreira, conhecida como Vila Santana, na zona rural. No dia seguinte, será no prédio da Secretaria de Trabalho e Promoção Social, na Avenida Luís Lopes Ribeiro s/nº, na sede municipal de São João do Araguaia. A ação será encerrada na terça-feira (06), na "Escola Educar para Crescer", na Vila 1º de Março, também na zona rural.
O papiloscopista da Polícia Civil José Nazareno Marques Alves, que coordena a equipe de Ação Cidadania Itinerante, disse que podem ser atendidas até 500 pessoas nos três dias, nas zonas urbana e rural de São João do Araguaia. "Vamos atender pessoas a partir de 14 anos (com senha) e menores, crianças para tratamento de doenças, cirurgia, pensão, entre outras exceções", informou, acrescentando que o atendimento é gratuito.
Veja também:
Mais dois acusados de matarem guarda e amigo dele são presos
Marido agride esposa após queixa sobre sexo no casamento
Unifesspa oferta mais de 1.300 vagas por meio do Sisu
O secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, ressaltou que a Ação Cidadania Itinerante é fruto de articulação da Secretaria Regional de Governo com a Prefeitura de São João do Araguaia. "Essa atividade, que leva serviços de cidadania até mesmo para a zona rural, só demonstra o quanto o nosso governo está presente e se preocupa com as causas sociais, sobretudo aos menos favorecidos. A Polícia Civil garante a efetividade do princípio da dignidade humana através da emissão de documentos", afirmou.
Público-alvo
A prefeita de São João do Araguaia, Marcellane Cristina Sobral, destacou que o trabalho deve ajudar muito a população do município, uma vez que a demanda reprimida é considerada alta. "Queremos agradecer todo apoio do governo do Estado, através da Secretaria Regional de Governo e da Polícia Civil. Devemos lembrar que essa ação não é direcionada para pessoas que tiraram o RG no prédio da Assistência Social e estão no aguardo de chegarem os documentos, mas para pessoas que estão precisando e ainda não deram entrada ao processo para o início da identidade", alertou a gestora.
A Ação Cidadania Itinerante está sendo realizada em Marabá, no Ginásio Manoel Paulino Alves (Dequinha), no Bairro Laranjeiras, e no sábado (03) os serviços serão oferecidos no Ginásio de Esportes Osorinho, na Marabá Pioneira, destinado para pessoas com deficiência, das 08 às 14 h. Em Marabá são distribuídas 500 senhas por dia.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar