plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CHUVA E CHEIA DE RIOS

Outro município do Pará está em estado de emergência, veja!

O governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), assinou decreto em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira, 22, homologando o ato em Xinguara e Marabá. Os dois municípios estão em estado de emergência.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Outro município do Pará está em estado de emergência, veja! camera Nível do rio Tocantins em Marabá chegou a 11,68 nesta quinta-feira (23) | Edinaldo Fontenele/Drone RBA

O município de Xinguara, distante cerca de 240 quilômetros de Marabá no sudeste paraense também decretou Estado de Emergência por conta das chuvas na região. O governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), assinou decreto em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira, 22, homologando o ato em Xinguara e Marabá, atendendo a pedidos das prefeituras dos dois municípios.

Em Xinguara, as fortes chuvas caem desde 18 de fevereiro causando sérios danos ao meio ambiente, queda de árvores, fortes enxurradas que arrastaram várias pontes, danificando bueiros e vicinais e deixando sem acesso o traslado da população que mora nas zonas rurais da cidade.

O nível do rio Tocantins e as chuvas atingem também outro município da região, Tucuruí, que ainda não decretou estado de emergência.

A prefeitura pede ainda, com o decreto, recursos financeiros do Estado e União, e envio de kits de higiene pessoal e cestas básicas para atender a população atingida. A emergência tem validade de 180 dias a contar desta quarta-feira.

Em Marabá, as cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas deixaram muitos moradores desalojados. A situação ocorre desde 20 de março e o nível do rio Tocantins já atingiu 11,68 metros. O Itacaiúnas foi a 13,26 metros, ambos acima do nível normal. O decreto vale por 90 dias.

Veja também:

Homem morre eletrocutado em área alagada de Marabá

Marabá e Parauapebas recebem sinal 5G este mês

Justiça condena cinco pessoas de comunidade religiosa

FORÇA-TAREFA

O governador esteve na tarde desta quarta-feira no município de Marabá verificando os impactos das enchentes anuais dos rios Tocantins e Itacaiúnas, que banham o município. Ele anunciou a atuação de uma força-tarefa do Estado para auxiliar as ações da Prefeitura local e do Exército no atendimento às famílias desalojadas.

De acordo com informações da Defesa Civil Estadual, Marabá tem 14 pontos de alagamento, com 2.500 famílias atingidas. Destas, 508 estão alocadas em abrigos provisórios. Pelas informações da Defesa Civil Municipal, somente o Rio Tocantins está 11 metros e 68 centímetros acima do nível normal. Os rios sobem em média 25 centímetros por dia.

Governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhou situação das cheias em Marabá nesta quarta (22)
📷 Governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhou situação das cheias em Marabá nesta quarta (22) |Michel Garcia

A força-tarefa do Estado ofertará diversos serviços, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. Entre os serviços que serão disponibilizados estão emissão de RG, encaminhamento para certidões de nascimento e óbito, e atendimento às famílias.

O chefe do Executivo disse ainda que “além disto, uma unidade móvel do Corpo de Bombeiros já está aqui, em Marabá, fazendo cadastramento destas famílias, para podermos assegurar o acesso ao Programa Recomeçar, onde cada família pode receber um salário mínimo para garantir a aquisição de bens e materiais perdidos”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Outras

    Leia mais notícias de Outras. Clique aqui!

    Últimas Notícias