O rio Tocantins atingiu nesta quarta-feira (12) o nível de 10,45 metros e ultrapassou a cota considerada crítica pela Eletronorte, que é de 10 metros. Com a cheia, a Defesa Civil em Tucuruí intensificou o atendimento aos moradores do bairro Matinha, historicamente mais impactado pelas cheias do rio.
Trinta e cinco famílias já estão alojadas no abrigo organizado pela Prefeitura do município e estão recebendo atendimentos de saúde, cestas básicas e kits de higiene. Os populares estão abrigados provisoriamente no Parque de Exposições da cidade.
O Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, divulgado diariamente pela Eletronorte aponta que até sábado (15) o nível do rio pode atingir o nível de 10,77 metros. Em Marabá, a previsão é que o nível chegue aos 12,70 metros.
Segundo informa Paulo Bonieck, secretário de Apoio de Segurança Pública, a maioria das famílias já alojadas no abrigo se anteciparam ao alagamento iminente e decidiram acionar a Defesa Civil para que pudessem sair antes da água do Rio Tocantins subir.
O órgão local trabalha com a projeção de remanejamento de 100 famílias dos bairros Matinha e Beira Rio. Essas famílias fazem parte do cadastro social do município e da Defesa Civil e já foram visitadas pelas equipes do órgão e da Assistência Social. “Nossa intenção era começar os remanejamentos quando o nível do rio atingisse 9 metros, mas a antecipação foi feita atendendo aos pedidos dos moradores”, explica o secretário.
VEJA TAMBÉM:
Primeiras famílias começam a ser remanejadas em Tucuruí
Divulgação de vídeos falsos sobre barragem será punida
Após chuva desta quarta-feira, nível do rio chega a 12,23m
O nível do reservatório hoje (13), está em 73,14 metros e a previsão da Eletronorte é que passem 16.690 metros cúbicos de água pelas 20 comportas do vertedouro da Usina Hidrelétrica que estão abertas.
Essa programação pode ser alterada e sofrer variações no decorrer do dia em função de alteração na programação de geração da usina, sob responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico Brasileiro (ONS).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar